Ômicron

Moderna celebra resultado de vacina

Correio Braziliense
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito: Federic J. Brown/AFP - 7/1/2022)
(crédito: Federic J. Brown/AFP - 7/1/2022)

O laboratório norte-americano Moderna anunciou, ontem, bons resultados preliminares da versão  modificada de sua vacina específica contra a variante ômicron do coronavírus. Por meio de um comunicado, a farmacêutica informou que uma dose de reforço de 50 microgramas apresentou uma "resposta de anticorpos superior contra a variante ômicron, um depois da inoculação, em comparação com a vacina original". 

Denominada mRNA-1273.214, a nova fórmula é uma vacina "bivalente", pois age tanto contra o vírus original quanto contra a cepa ômicron. Com a dose, os anticorpos contra a ômicron multiplicaram por oito, segundo a empresa, que antecipa que a vacina fornecerá "uma proteção prolongada contra as variantes de preocupação" do coronavírus, afirmou o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.  "Estamos enviando nossos dados e análises preliminares às agências reguladoras, com a expectativa de que nosso reforço bivalente (...) esteja disponível até o fim do verão (no hemisfério norte, inverno no Brasil)", acrescentou.

Atualmente, todas as vacinas utilizadas têm como base a cepa original do vírus causador da covid-19 e demonstraram menos efetividade contra as variantes que surgiram nos últimos meses. A FDA, agência americana que regulamenta os medicamentos, pretende convocar no fim de junho um comitê para avaliar se a cepa do vírus utilizada para desenvolver as vacinas atuais "deve mudar e, se for o caso, qual ou  quais cepas devem ser selecionadas para o outono de 2022".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação