Segunda-feira, 6

ONU insiste em atenção para a crise climática

Correio Braziliense
postado em 11/06/2022 00:01
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

As crises que abalam o mundo não devem atrapalhar a luta contra a crise climática, já muito tímida, advertiu a chefe da ONU-Clima, Patricia Espinosa, na abertura de negociações que devem dar impulso à próxima conferência climática, em novembro, no Egito. Representantes de cerca de 200 países estão reunidos para 11 dias de "sessão intermediária", em Bonn, sede da agência especializada das Nações Unidas, discutindo os compromissos da COP-26, no ano passado, em Glasgow. A comunidade internacional reafirmou, na ocasião, o objetivo de conter o aquecimento global a 1,5°C, ainda fora de alcance — estamos em 1,1°C desde que a humanidade começou a usar industrialmente as energias fósseis. Desde então, o mundo foi abalado pela invasão russa na Ucrânia e suas consequências nos mercados de energia e alimentos, muitas vezes empurrando a crise climática para segundo plano.

Terça-feira, 7

Relíquias submersas na Colômbia

O governo da Colômbia revelou imagens inéditas do galeão San José, que naufragou há três séculos no Caribe carregando um grande tesouro. Entre as relíquias, estão lingotes de ouro, vasilhas floridas, espadas, um cálice e canhões. Um veículo teleguiado e equipamentos de gravação de alta tecnologia permitiram chegar a quase mil metros de profundidade, aproximar-se com precisão dos recantos do navio e gravar imagens de alta definição para comprovar o estado dos destroços. Parcialmente soterradas, veem-se peças de uma vasilha quase intacta, decorada com arabescos e que os antropólogos averiguam se seria procedente da Ásia. No leito marinho também pode-se distinguir parte da proa do navio, envolto em algas e conchas. O almirante Gabriel Pérez, comandante da Marinha, assegurou que o tesouro não foi saqueado, nem sofreu alterações desde que foi descoberto em 2015.

Quarta-feira, 8

Ambiente determina "sotaque" de golfinhos

Pesquisa publicada na Scientific Reports mostra que a localização geográfica e a demografia da população têm grande influência no som dos assobios dos golfinhos. Muito mais do que a genética. O estudo identificou diferentes sotaques. Os pesquisadores coletaram 188 horas de dados acústicos gravados de golfinhos comuns no Mar Mediterrâneo. Depois, analisaram as diferenças nos assobios entre seis populações distintas. Ao fim, constataram que, a exemplo dos sotaques regionais em humanos, os golfinhos apresentavam semelhanças em seu apito de assinatura de acordo com o local onde viviam. Segundo a pesquisa, podem mesmo reproduzir os sons emitidos por familiares e amigos. Estudos anteriores já mostravam que golfinhos desenvolvem apitos diferentes, sem apontar a razão. Recentemente, outro trabalho destacou que esses mamíferos se reconhecem também pelo sabor da urina.

Quinta-feira, 9

O maior predador

da Europa

Fósseis de um dinossauro carnívoro de 125 milhões de anos, 10 metros de comprimento e com cabeça de crocodilo foram descobertos na ilha britânica de Wight. Segundo especialistas, trata-se, provavelmente, do maior predador que já viveu na Europa. A paleontologia deve a preciosa descoberta a um colecionador local, o britânico Nick Chase, que passou a vida a percorrer as praias dessa ilha do sul da Inglaterra, rica em fósseis de dinossauros. A partir dos poucos ossos que Chase desenterrou (vértebras cervicais, caudais e sacrais, principalmente), cientistas da Universidade de Southampton conseguiram identificar o animal, um espinossauro bípede. O animal viveu no Cretáceo inferior, entre 145 milhões e 100 milhões de anos atrás. "Era gigantesco", afirmou Chris Barker, pesquisador de paleontologia que liderou o estudo publicado na revista Peer J. "Os números não mentem: é maior do que o maior espécime já encontrado na Europa", garantiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação