Cérebro

Pesquisadores investigam os aspectos que afetam a nitidez dos olhos

"Ao mostrar que a variação individual na estrutura do cérebro visual humano está ligada à variação no funcionamento visual, podemos entender melhor o que está por trás das diferenças em como as pessoas percebem e interagem com seu ambiente visual", explicou um cientista do estudo

Paloma Oliveto
postado em 17/06/2022 00:01 / atualizado em 17/06/2022 00:53
 (crédito: cocoparisienne/Pixabay)
(crédito: cocoparisienne/Pixabay)

A acuidade da visão — clareza e nitidez —pode estar associada ao tamanho do córtex visual primário e à quantidade de tecido cerebral que cada pessoa dedica ao processamento de informações visuais, mostrou um estudo publicado na revista Nature Communications. Segundo os autores, neurocientistas, a descoberta revela uma nova ligação entre esta estrutura do cérebro, também chamada de V1, e o comportamento.

"Descobrimos que podemos prever o quão bem alguém pode ver com base na estrutura única de seu córtex visual primário", explicou, em nota, o principal autor, Marc Himmelberg, pesquisador de pós-doutorado no Centro de Ciência Neural e Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York. "Ao mostrar que a variação individual na estrutura do cérebro visual humano está ligada à variação no funcionamento visual, podemos entender melhor o que está por trás das diferenças em como as pessoas percebem e interagem com seu ambiente visual."

Segundo Himmelberg, assim como acontece com as impressões digitais, as saliências e sulcos na superfície do cérebro de cada pessoa são únicos. Porém o significado dessas diferenças não é totalmente compreendido, especialmente quando se trata de seu impacto no comportamento.

Mapa

O V1 é organizado em um mapa da imagem projetada do olho. Mas, como muitas cartografias, é distorcido,com algumas partes da imagem ampliadas em comparação com outras. "O mapa mantém algum grau de precisão, mas amplia regiões que provavelmente serão de interesse mais amplo. Da mesma forma, o V1 aumenta o centro da imagem que vemos — ou seja, onde nossos olhos estão se fixando — em relação à periferia", diz Himmelberg.

Usando ressonância magnética funcional (fMRI), os cientistas mapearam o tamanho do córtex visual de 29 pessoas. Eles também mediram a quantidade de tecido do V1 que os participantes dedicaram ao processamento de informações visuais de diferentes locais em seu campo de visão — à esquerda, direita, acima e abaixo de um determinado ponto. Outros testes para avaliar a acuidade visual também foram feitos. "Quanto mais área de superfície local V1 for dedicada à codificação de um local específico, melhor será a visão naquele local", explicou a coautora, Marisa Carrasco. "Nossas descobertas mostram que as diferenças na percepção visual estão inextricavelmente ligadas a diferenças na estrutura do córtex visual primário no cérebro".

A neuroftalmologista Tatiana Leão Vanini, do CBV - Hospital de Olhos, destaca que a região cerebral citada no estudo (V1-córtex visual primário) corresponde a apenas uma das regiões do impulso nervoso que gera a visão. Outras áreas, como os lobos parietal e temporal, diz, também têm implicação na acuidade, assim como a estrutura da córnea, do globo ocular etc.

“Portanto, mais fatores devem ser verificados antes de se afirmar que isso representa de fato uma boa visão”, diz a neuroftalmologista. "É como se nossos olhos fossem uma máquina fotográfica que capta a imagem, e as regiões cerebrais responsáveis pela visão quem revela essa imagem. De nada adiantaria um bom estúdio fotográfico de revelação se a máquina não tiver uma excelente resolução. Isso tudo deve ser levado em conta quando queremos caracterizar uma melhor visão ou capacidade visual, como citada no estudo.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação