Segunda-feira, 13

Para entender os vícios

Correio Braziliense
postado em 18/06/2022 00:01
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Cientistas mapearam uma rede cerebral que estaria ligada a vícios através do estudo de pessoas que pararam de fumar abruptamente após sofrerem lesões cerebrais. Os autores da pesquisa, publicada na revista t, esperam que os resultados obtidos possam ajudar a orientar melhor os futuros tratamentos de dependência. Os pesquisadores analisaram primeiro tabagistas. Em seguida, pacientes foram submetidos a uma avaliação de risco relacionado ao álcool. Os especialistas descobriram que as lesões da rede cerebral relacionadas ao vício em fumantes também reduziam a possibilidade de alcoolismo, "sugerindo uma rede compartilhada de vício entre essas substâncias". De acordo com um dos autores do trabalhoo, Juho Joutsa, neurologista da Universidade finlandesa de Turku, "a rede identificada fornece um alvo que pode ser testado para tentativas de tratamento".

Terça-feira, 14

Volta ao normal

Depois de dois anos e meio, os ensaios clínicos na área de oncologia começam a se recuperar, com pacientes se inscrevendo e comparecendo aos locais de teste. Por causa da pandemia de covid, muitas pesquisas foram interrompidas — em parte, porque as pessoas se sentiam inseguras de sair de casa. Segundo um artigo publicado na revista Annals of Oncology, em dois grandes centros acadêmicos norte-americanos o coronavírus reduziu o número de participantes de pesquisas em 46%. Porém, desde meados do ano passado, a equipe notou um retorno acima do normal. De 2019 a junho de 2021, as duas instituições estudadas iniciaram 467 ensaios clínicos. Os autores também observaram que as interrupções também ocorreram devido à queda no financiamento. 

Quarta-feira, 15

Fim de uma era na internet

O Internet Explorer, o navegador web dominante da americana Microsoft odiado por alguns usuários, foi desativado depois de 27 anos nas telas de computadores de todo o mundo. A empresa anunciou a saída no ano passado e, em uma publicação de blog feita nesta quarta-feira, explicou que o motivo é a necessidade de começar do zero com um navegador diferente: Microsoft Edge. "O Internet Explorer (IE) foi aposentado oficialmente, está sem suporte a partir de agora", escreveu a Microsoft. "A web evoluiu e os navegadores também. As melhorias adicionais no Internet Explorer não conseguiram igualar as melhorias gerais da web em geral, então começamos de novo", acrescentou. A gigante da tecnologia não oferecerá mais correções ou atualizações para a versão existente do Explorer e os usuários serão direcionados automaticamente para o aplicativo substituto, o Microsoft Edge.

Quinta-feira, 16

Nova população de
ursos polares

O rápido encolhimento do gelo marinho do Ártico representa uma ameaça existencial aos ursos polares. Afinal, eles necessitam de uma superfície para caçar focas. Entretanto, em um novo estudo, os cientistas identificaram uma subpopulação isolada de ursos polares, no sudeste da Groenlândia que usa gelo de água doce das geleiras da região como uma plataforma, sugerindo que esse habitat em particular é menos suscetível que outros às mudanças climáticas. As descobertas, descritas na revista Science, sugerem a possibilidade de que pelo menos algumas populações da espécie possam sobreviver além deste século, quando se espera que o gelo marinho do Ártico desapareça completamente durante os meses de verão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação