É inadmissível não agir globalmente

Correio Braziliense
postado em 24/06/2022 00:01

"Antes mesmo de sabermos sobre a existência dos vírus, Eduard Jenner, na Inglaterra, descobriu a primeira vacina, em 1796. Livrou o mundo da famigerada varíola, altamente mortal e que dizimou inúmeras civilizações. Na época, não havia o domínio de tecnologias como as que temos hoje, ou mesmo o conhecimento de vários agentes etiológicos. Na atualidade, é inadmissível negar os benefícios associados às vacinas. Mais inadmissível ainda é pensar que um país pode sobreviver de forma isolada, como se estivesse em uma bolha, imune a rede de conexões globalizadas onde os micro-organismos e vetores podem se espalhar em dias, horas ou minutos. A segurança global depende de ações solidárias, políticas de proteção e prevenção igualitária. Sem equidade, todos somos vulneráveis. Um exemplo é a corrida desigual pelas vacinas, onde os ricos tentam assegurar seus palácios e não sabem que as fronteiras físicas nem sempre são suficientes. Temos alguns inimigos invisíveis que não respeitam classes sociais. Vacina deve ser um bem acessível a todos."

Joana D'arc Gonçalves, médica infectologista do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação