SUPERLUA

Superlua dos Cervos acontece nesta quarta-feira (13)

Ao olhar para o céu, a sensação será de que a Lua cheia está maior e mais brilhante por estar mais perto da Terra

Correio Braziliense
postado em 09/07/2022 20:38
 (crédito:  Eraldo Peres/CB/D.A Press)
(crédito: Eraldo Peres/CB/D.A Press)

Um dos fenômenos mais bonitos, a Superlua dos Cervos, poderá ser vista nesta quarta-feira (13/07), a partir das 17h30 (horário de Brasília). Ao olhar para o céu, a sensação será de que a Lua cheia está maior e mais brilhante, essa impressão acontece porque ela estará mais perto da Terra.

A Superlua ocorre quando ela está um pouco mais próxima da Terra. Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica). Sendo assim, a Lua cheia parece até 15% maior e 30% mais brilhante, o primeiro fenômeno desse tipo aconteceu no mês passado.

Na prática, essa diferença pode não ser tão perceptível, mas fotografias comparando a Lua cheia em diferentes períodos conseguem destacar mais claramente o que muda entre um fenômeno e outro. Para admirar a Superlua dos Cervos , não é preciso usar nenhum equipamento profissional, basta olhar para o céu.

A primeira hora após o nascimento é o melhor momento para observar, pois a SuperLua dos Cervos poderá exibir diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada, devido à interação com a atmosfera. O dia seguinte também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação.

Outros fenômenos para apreciar

No dia 15 de julho, acontece a conjunção entre Lua e Saturno, onde a Lua, ainda bem cheia (90% de iluminação), ganhará a companhia do planeta dos anéis. A partir das 21h, Saturno aparecerá acima e à esquerda dela, como uma estrela dourada de brilho fixo.

Já entre os dias 18 e 19 de julho, a conjunção acontece entre a Lua e Júpiter, o segundo planeta mais brilhante. A partir da meia-noite de 18 para 19, será possível ver Júpiter bem coladinho, acima e à esquerda da Lua.

Por fim, entre 20 e 21 de julho, a conjunção é entre Marte e Lua Para completar os encontros celestes, a Lua minguante poderá ser vista próxima do planeta vermelho. A partir das 2h da madrugada do dia 21, o vizinho Marte estará logo abaixo de nosso satélite, como uma estrela avermelhada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação