EXPLORAÇÃO OCEÂNICA

Pesquisadores descobrem raras piscinas de salmoura no Mar Vermelho

Descoberta é um passo para desvendar os processos da formação dos oceanos, além de oferecer pistas sobre vida em outros planetas

Aline Gouveia
postado em 12/07/2022 17:44 / atualizado em 12/07/2022 17:48
 (crédito: Divulgação/NEOM)
(crédito: Divulgação/NEOM)

Pesquisadores da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami (UM) descobriram raras piscinas de salmoura no Golfo de Aqaba, extensão ao norte do Mar Vermelho. Esses lagos subaquáticos são ambientes caracterizados pela alta salinidade, química exótica e falta de oxigênio. Mas apesar das condições inóspitas, a descoberta desses locais é um passo para entender mais sobre a formação dos oceanos, além de oferecer pistas sobre vida em outros planetas e abrigar compostos com propriedades potencialmente anticancerígenas.

"Até entendermos os limites da vida na Terra, será difícil determinar se planetas alienígenas podem hospedar seres vivos. Nossa descoberta de uma rica comunidade de micróbios, que sobrevivem em ambientes extremos, pode ajudar a traçar os limites da vida na Terra e pode ser aplicada à busca de vida em outros lugares do nosso sistema solar e além", disse Sam Purkis, professor e presidente do Departamento de Geociências Marinhas.

O pesquisadores da Universidade de Miami descobriram as piscinas de salmoura a cerca de 1.770 metros abaixo da superfície do mar, utilizando um veículo submarino operado remotamente. "Tivemos muita sorte”, disse Purkis. De acordo com a pesquisa, esses ambientes preservam informações sobre tsunamis, enchentes e terremotos que ocorreram há milhares de anos.

O estudo, intitulado Discovery of the deep-sea NEOM Brine Pools in the Gulf of Aqaba, Red Sea, foi publicado na revista Nature Communications Earth & Environment. A pesquisa pode ser acessada na íntegra neste link.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação