Universo

Fenômeno em campo magnético da Terra cria "novas" auroras por 14 horas; veja

O episódio permitiu que poderosos ventos solares passassem pelo buraco e criassem uma aurora visível em vários lugares do planeta

Correio Braziliense
postado em 20/07/2022 20:55 / atualizado em 20/07/2022 20:55
O fenômeno foi registrado mundialmente na madrugada do dia 6 para o dia 7 de julho e essas rachaduras não oferecem risco para a população -  (crédito: Reprodução/Twitter @bradjperry)
O fenômeno foi registrado mundialmente na madrugada do dia 6 para o dia 7 de julho e essas rachaduras não oferecem risco para a população - (crédito: Reprodução/Twitter @bradjperry)

Por 14 horas o campo magnético da Terra ficou aberto em razão de uma tempestade geomagnética e isso ocasionou a visualização de "novas" auroras em vários locais do planeta.

O fenômeno foi possível porque quando a rachadura ocorreu, ventos solares em movimento rápido invadiram a atmosfera da Terra causando as luzes observadas no céu.

Essa rachadura aconteceu por causa de um fenômeno conhecido como região de interação co-rotativa ou CIR, que acontecem com a colisão de dois fluxos diferentes de ventos solares. A partir daí, a medida que esses ventos carregam o fluxo magnético, ele abre o campo magnético da Terra e causa as rachaduras dentro de si.

O que chamou mais a atenção deste caso foi a duração do fenômeno, que permeou por 14 horas e conseguiu ser flagrado por vídeos e imagens.

O fenômeno foi registrado mundialmente na madrugada do dia 6 para o dia 7 de julho e essas rachaduras não oferecem risco para a população.

Veja imagens captadas no momento:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação