SAÚDE

Um a cada cinco americanos tem medo de pegar varíola do macaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde global em 23 de julho

Luísa Mariana Moura*
postado em 01/08/2022 14:19 / atualizado em 01/08/2022 14:25
 (crédito: Reprodução/CDC)
(crédito: Reprodução/CDC)

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revela que um a cada cinco americanos estão preocupados em contrair varíola dos macacos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde global em 23 de julho, dias após a conclusão da pesquisa.

A pesquisa foi realizada com 1.580 adultos americanos pelo SSRS para o Annenberg Public Policy Center (APPC), da Universidade da Pensilvânia, entre 12 e 18 de julho. A margem de erro de amostragem (MOE) é de 3,3 pontos percentuais no nível de confiança de 95%. 

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. É uma doença endêmica em partes da África, cuja disseminação atingiu cerca de 75 países.

Resultados

Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados estão um pouco (14%) ou muito preocupados (5%) em pegar varicela nos próximos três meses, enquanto 81% não estão muito (41%) ou não nada preocupado (40%).
As mulheres estão mais preocupadas em contrair varíola do que os homens: embora a grande maioria dos casos até hoje nos Estados Unidos esteja entre homens que fazem sexo com homens, 23% das mulheres se preocupam em contrair varíola contra 15% dos homens.

  • 19% dos americanos estão preocupados em pegar varíola nos próximos três meses.
  • 30% dos entrevistados estão preocupados em pegar o covid-19 nos próximos três meses.
  • Quase metade (48%) não tem certeza se a varíola dos macacos é menos contagiosa que a covid.
  • Dois terços (66%) não têm certeza ou não acreditam que exista uma vacina para a varíola dos macacos. 

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação