ESTUDO DE OBSERVAÇÃO

Robô é criado para entender como as formigas transmitem conhecimento

As formigas ensinam umas às outras por meio de um mecanismo chamado de "corrida em tandem"

Aline Gouveia
postado em 11/08/2022 22:42 / atualizado em 11/08/2022 22:45
 (crédito: NORASMAH BASARI E NIGEL R FRANKS)
(crédito: NORASMAH BASARI E NIGEL R FRANKS)

Uma equipe de cientistas criou um pequeno robô para entender como as formigas ensinam umas às outras. Sabe-se que uma das chaves do processo de ensino é a corrida em tandem, em que uma formiga conduz a outra ao longo de uma rota para novo ninho.

"Ensinar é tão importante em nossas próprias vidas que passamos muito tempo instruindo os outros ou sendo ensinados por nós mesmos. Isso deve nos fazer pensar se o ensino realmente ocorre entre animais não humanos. E, de fato, o primeiro caso em que o ensino foi demonstrado com rigor em qualquer outro animal foi em uma formiga", disse Nigel Franks, professor e um dos autores do estudo.

Para a pesquisa, os cientistas construíram uma arena, para que houvesse distância considerável entre o antigo e o novo ninho das formigas. Foram inseridas glândulas com cheiro de formiga operária ao robô. Vale ressalatar que as rotas eram retas ou onduladas. O estudo foi publicado na quarta-feira (9/8), no Journal of Experimental Biology.

"Esperamos que uma formiga saísse do antigo ninho e colocamos o pino do robô, adornado com feromônios atraentes, diretamente à frente dela. A cabeça de alfinete foi programada para se mover em direção ao novo ninho, seja em um caminho reto ou em um lindamente sinuoso. Tivemos que permitir que o robô fosse interrompido em sua jornada, por nós, para que pudéssemos esperar que a formiga seguinte nos alcançasse depois de olhar em volta para aprender pontos de referência.”, explicou o professor.

De acordo com os pesquisadores, o robô conseguiu ensinar, com sucesso, a rota às formigas. O professor Franks comentou que, embora o trajeto reto seja mais rápido, o sinuoso proporcionou mais tempo para que a formiga seguinte encontrasse pontos de referência no caminho, obtendo a mesma eficência da rota em linha reta.

“Crucialmente, pudemos comparar o desempenho das formigas que o robô havia ensinado com aquelas que carregamos para o local do novo ninho e que não tiveram a oportunidade de aprender a rota. As formigas ensinadas encontraram o caminho de casa com muito mais rapidez e sucesso", concluiu Franks.

  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação