Bem-Estar

Beber duas xícaras de chá preto por dia pode aumentar longevidade

Novo estudo ressalta ainda que o risco de doenças cardiovasculares, ataque cardíaco e AVC também foram reduzidos em pessoas que consomem a bebida com frequência

Camilla Germano
postado em 01/09/2022 11:01
 (crédito: Gaelle Marcel on Unsplash)
(crédito: Gaelle Marcel on Unsplash)

Beber chás com frequência pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e a diminuir o risco de morte, segundo um novo estudo realizado no Reino Unido. A grande diferença desta nova descoberta para outros estudos é que, normalmente, envolviam pessoas que bebiam chá verde. Agora, a relação com a melhoria do bem-estar está diretamente ligada ao consumo de chá preto. 

Na pesquisa, pessoas que consumiram duas ou mais xícaras do chá por dia tinham de 9% a 13% menos riscos de morte por qualquer causa do que aqueles que não bebem chá. Ter o costume de beber mais a bebida também estava associado a um menor risco de morrer por doenças cardiovasculares, ataque cardíaco e AVC

A associação foi feita sem levar em conta a temperatura do chá, adição de leite e/ou açúcar e variações genéticas que afetam a taxa de metabolização da cafeína no organismo. 

O estudo envolveu 498.043 homens e mulheres entre 40 e 69 anos, acompanhados por 11 anos, e que participaram de um estudo chamado UK Biobank.

Os resultados da pesquisa foram reportados na revista científica Annals of Internal Medicine na terça-feira (30/8) e sugerem que o chá preto, mesmo em níveis mais altos de ingestão, pode fazer parte de uma dieta saudável. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação