SAÚDE

'Maxilar esculpido': dentista faz alerta para perigo de exercícios

Vídeos com as hashtags #jawline (linha da mandíbula), #jawlinecheck e #jawlineexercise (exercício de mandíbula) acumulam mais de 1 milhão de visualizações

Amanda Serrano
Ellen Cristie - Estado de Minas
postado em 14/09/2022 12:40 / atualizado em 14/09/2022 12:41
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

Uma técnica para definir e demarcar os músculos da região do maxilar, por meio de hipertrofia, viralizou no TikTok e preocupa especialistas da área. O objetivo é aumentar o tamanho da mandíbula para simular os efeitos de uma harmonização facial.

"O objetivo é acentuar o contorno da face com hipertrofia dos músculos da mastigação, em especial o músculo masseter, ocasionando uma maior definição do ângulo da mandíbula, o que confere, de acordo com os padrões estéticos atuais, um aspecto de jovialidade e vitalidade", é o que explica Larissa Valadares, dentista especializada em ortodontia, ortopedia, distúrbios temporomandibulares (DTM) e bruxismo.

Vídeos com as hashtags #jawline (linha da mandíbula), #jawlinecheck (verificação da linha da mandíbula e #jawlineexercise (exercício de mandíbula) acumulam ao todo mais de 1 milhão de visualizações. Em 2021, o modelo italiano Luca Machesi ficou conhecido por divulgar vídeos em que ensinava os internautas a hipertrofiar a mandíbula por meio de movimentos repetitivos. Ele sempre aparecia mordendo objetos de silicone antes e depois, mostrando a hipertrofia do maxilar. À época, o modelo costumava se definir como 'o CEO da jawline'.

Segundo a dentista, essa técnica nada mais é que a realização de movimentos repetitivos de morder determinados tipos de objetos ativando de forma excessiva a musculatura mastigatória. Contudo, apesar de se tratar de um movimento diário que a pessoa faz ao mastigar, esse abrir e fechar da boca com força excessiva e de maneira repetitiva pode trazer danos irreparáveis.

"Os principais danos são sobrecarga de toda a musculatura de cabeça e pescoço (ocasionando dores musculares e cefaleias (dores de cabeça), além de danos às articulações temporomandibulares, como as osteoartrites, perfuração e deslocamento do disco articular", afirma Valadares

A especialista ressalta que há outras maneiras menos maléficas de se conseguir tal resultado. "Essa definição mandibular pode ser obtida com a harmonização facial utilizando-se o preenchimento de pontos específicos da face com ácido hialurônico. Esta sim é uma técnica já consagrada e segura para obter esse rejuvenescimento facial, mantendo íntegras as demais estruturas da face".

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação