SAÚDE

6 passos para aprender a meditar e aproveitar os benefícios da prática

'Gosto de dizer que é uma forma de parar, de fazer uma pausa no tempo, por um tempinho', diz professor de psicologia

Estado de Minas
postado em 20/09/2022 20:40 / atualizado em 20/09/2022 20:41
 (crédito: Roberto Benatti/Divulgacao)
(crédito: Roberto Benatti/Divulgacao)

Em um mundo tão acelerado como o nosso nos dias de hoje, às vezes é muito difícil encontrar uma brechinha para fechar os olhos e fazer uma respiração profunda. Com isso, estamos cada vez mais cansados e atarefados e sempre "sem tempo". Mas, como seres humanos, precisamos de um tempo só para nós, nem que sejam apenas dez minutos de conexão conosco mesmo, pensando no momento presente e deixando o futuro, de fato, para o futuro. Afinal, sem essa pausa podemos ficar refém de nós mesmos e cada vez mais esgotados.

A meditação pode ser uma excelente aliada no dia a dia para que esse esgotamento seja evitado e para que tenhamos uma conexão interna que nos permite uma pausa e viver exatamente o aqui e o agora. Essa prática é milenar e começou com os povos indianos, chineses e japoneses.

Fábio Teixeira, docente no curso de psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, descreve a meditação de uma forma simples. "Trata-se de uma atitude mental de foco e concentração no vazio, uma forma de, momentaneamente, desocupar a mente de pensamentos, ideias, emoções e sensações. Gosto de dizer que é uma forma de parar a mente e de fazer uma pausa no tempo", diz.

le afirma ainda que essa prática é acessível para qualquer pessoa, em qualquer idade, em qualquer lugar. "Não precisa de um local especial, equipamentos ou medicamentos. Faz parte da habilidade humana parar um pouco, respirar, organizar os pensamentos. E não é necessário muito tempo, pois parar de um a cinco minutos por dia é mais que suficiente. Só precisa mesmo criar o hábito de fazer uma pausa no dia a dia para ficar em silêncio", explica Teixeira.

Outro aliado para esse descanso mental diário é a prática de relaxamento, que por sua vez existem dezenas de formas para inserir no dia a dia, como ioga, banho de imersão em água quente, massagens diversas ou mesmo um passeio em um parque ou em uma cachoeira.

No dia a dia

O docente ressalta que para praticar não é preciso muita coisa, mas é muito importante não desejar resultados imediatos. "É um processo progressivo e cumulativo na mudança de um estado mental tenso e agitado, para um calmo e relaxado. Por isso pode começar com pouco tempo, dedique apenas um a três minutos no máximo", pontua.

Passo a passo orientativo

Para que você possa realizar a meditação, o docente do Newton Paiva, oferece algumas dicas:

  • Preferencialmente silencie o celular ou avise filhos ou colegas que ficará alguns instantes em silêncio.
  • Sente-se confortavelmente. Pode colocar os pés no chão e os braços em cima da mesa ou mesmo relaxados por cima das pernas.
  • Procure alinhar um pouco a coluna e a cabeça. Deixa a boca levemente aberta (relaxada).
  • Inspire o ar pelo nariz e solte-o pela boca, cada vez mais devagar.
  • Não se preocupe com o que pensa neste momento, apenas volte sua atenção para a ação de respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca.
  • Fique assim durante três minutos e depois retorne para as atividades normais do dia a dia.
  • Não é fácil? Esta prática é preparatória para começar a meditar, mas já produz bons efeitos. Com o tempo, você chegará mais rapidamente a este estado de consciência sobre a respiração e sobre o próprio corpo e aí é que vai começar a meditação.

Você pode realizar este tipo de prática antes de:

  • Uma reunião
  • Resolver algum problema
  • De almoçar
  • Ou mesmo de dormir.

Assim, você estará promovendo um estado mais relaxado durante todo o dia.

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação