Saúde Mental

Comer cogumelos no espaço pode aliviar a depressão dos astronautas

Viajar para o espaço é mental e fisicamente árduo para os astronautas, muitos inclusive sofrem de depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Estudo aponta que cogumelos com psilocibina podem ajudá-los a se sentir melhor

postado em 05/10/2022 12:35
 (crédito: Jen Theodore/Unsplash)

As viagens espaciais não são apenas fisicamente intensas; também é mentalmente extenuante, principalmente porque envolve longos períodos de isolamento absoluto. É por isso que uma equipe de cientistas de uma empresa de biotecnologia está propondo que os astronautas levem cogumelos de psilocibina no espaço para aliviar a depressão, trauma ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) de viajar além da atmosfera, embasamento em um estudo da Frontiers in Space Technologies.

Atualmente, a Nasa tem uma política de tolerância zero em relação ao uso de drogas, portanto, o consumo de psilocibina — mesmo em terapia — não é permitido. É importante ressaltar que os cientistas de biotecnologia que conduziram o estudo não têm experiência em ciência espacial ou sobre a cultura das viagens espaciais. São pessoas à procura de novas aplicações para algas e cogumelos.

No entanto, os autores insistem: “Para os astronautas, os psicodélicos podem ser o que as frutas cítricas eram para os viajantes marítimos de longa distância no século 18 — inovador e facilitador”. As frutas cítricas garantiram que o escorbuto (doença causada por uma grave deficiência de vitamina C na dieta) fosse mantido sob controle.

Citando vários estudos pré-clínicos realizados em animais, os pesquisadores especulam que a psilocibina pode aumentar a neuroplasticidade e a criação de novos neurônios, o que, em teoria, aliviaria os impactos cognitivos das viagens espaciais. Embora nenhum estudo tenha sido realizado em seres humanos, a alegada capacidade dos psicodélicos de promover a neurogênese e a neuroplasticidade é a base sobre a qual as alegações terapêuticas foram feitas sobre essa classe de drogas.

De acordo com os autores do estudo, os psicodélicos também podem aumentar as bactérias intestinais saudáveis e neutralizar os impactos deletérios da radiação cósmica nos microbiomas dos astronautas.

Os pesquisadores chegaram a dizer que tomar drogas psicodélicas como o DMT poderia até preparar viajantes espaciais para encontros com extraterrestres. Os usuários desse psicodélico em particular relatam regularmente ver “entidades” durante suas viagens e, embora não haja indicação de que essas entidades sejam alienígenas reais, os autores afirmam que tais experiências podem “fornecer alguma familiaridade limitada” com os outros habitantes do nosso universo.

Os autores citam vários outros estudos que sugerem o uso de cogumelos psicodélicos como ferramenta para aliviar o estresse existencial em pacientes com câncer terminal. Aplicando isso à exploração espacial, eles insistem que “os viajantes espaciais [de longa distância] podem se deparar com uma situação em que o retorno à Terra é impossível e a morte no espaço é inevitável”. Embora possa parecer sombrio, tomar psicodélicos pode ajudar astronautas condenados a aceitar a morte e encontrar paz durante seus últimos dias.