Pesquisa

Abelhas leem números da esquerda para a direita como humanos, diz estudo

Experimento com abelhas mostrou que elas têm a capacidade de ordenar os números da mesma forma que humanos

Thays Martins
postado em 19/10/2022 12:09 / atualizado em 19/10/2022 12:17
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Se você for solicitado a escrever uma sequência de números, muito provavelmente começará pelos números menores e seguirá para os de maior valor. Esta é a ordem natural que aprendemos a ler os numerais. Mas, de acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, não são só os humanos que leem os números dessa forma. As abelhas parecem ter essa mesma capacidade.

"As abelhas podem não contar da mesma maneira que os vertebrados … mas, definitivamente, podem extrair um número de alvos visuais", explicaram os autores do artigo. Para fazer a pesquisa, os cientistas usaram uma caixa de vinho Chateaux Fontarney para recompensar as abelhas quando eles identificavam os números.

Elas foram treinadas a associar números a recompensa do vinho. Após isso, elas conseguiram ordenar os números não experimentados anteriormente da esquerda para a direita de acordo com sua magnitude.

De acordo com o estudo, a descoberta é um indício de que a preferência numérica da esquerda para a direita pode ter base biológica. "Em princípio arbitrário, a direção do mapeamento da esquerda para a direita durante a evolução pode ter sido imposta pela assimetria cerebral", afirmam os autores.

Os cientistas já sabiam que as abelhas têm conhecimento de matemática. Um estudo feito no Reino Unido descobriu que as abelhas são capazes de resolver problemas matemáticos com base em pistas visuais. "Isso não significa que as abelhas ou outros animais não verbais não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver os problemas matemáticos que frequentemente enfrentam se essas informações estiverem disponíveis", afirmou um dos autores do estudo.