SAÚDE

Dieta vegana crua pode ocasionar alguns riscos; saiba quais

Embora alguns vegetais percam nutrientes durante cozimento, outros têm maior teor nutritivo quando cozidos, como os espargos, cogumelos, cenouras e brócolis

Correio Braziliense
postado em 03/11/2022 14:44
 (crédito: Tom Brunberg/Unsplash)
(crédito: Tom Brunberg/Unsplash)

Dietas baseadas na ingestão de vegetais são benéficas para a saúde. No entanto, a opção de comer apenas alimentos crus - como em algumas dietas veganas restritivas - pode ocasionar riscos. Isso porque enquanto alguns vegetais perdem nutrientes durante o cozimento, outros têm maior teor nutritivo quando cozidos. Isso ocorre, pois cozinhar esses alimentos quebra as paredes celulares e permite a liberação de nutrientes de determinados vegetais. Isso é o que aponta artigo publicado no The Conversation, nesta quarta-feira (2/11). 

Quando o espinafre é cozido, por exemplo, fica mais fácil para o corpo absorver o cálcio contido no vegetal. Espargos, cogumelos, cenouras, brócolis, couve e couve-flor são outros exemplos de vegetais que são mais ricos em nutrientes quando cozidos.

Outro ponto é que as dietas veganas que são muito rigorosas e pouco instruídas por especialistas podem, provavelmente, carecer de vitaminas B12 e D, selênio, zino, ferro, dois tipos de ácidos graxos ômega-3 - vitaminas e minerais comumente encontrados em carne e ovos.

"Embora seguir uma dieta baseada em vegetais possa trazer muitos benefícios para a saúde, a dieta vegana crua pode estar levando as coisas um pouco longe demais e pode apresentar riscos ainda maiores se não for seguida com cuidado. Se você planeja fazer uma dieta vegana crua, é importante planejar cuidadosamente para garantir que você esteja consumindo todos os nutrientes necessários para uma saúde ideal, nas quantidades necessárias", diz o artigo publicado no The Conversation.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação