ESPAÇO

Índia lança seu primeiro foguete espacial desenvolvido por uma empresa privada

A Índia intensificou seu programa espacial nos últimos anos e planeja uma missão tripulada com o apoio da Rússia e da França até 2023 ou 2024

Agência France-Presse
postado em 18/11/2022 08:32 / atualizado em 18/11/2022 08:32
 (crédito: ISRO / AFP)
(crédito: ISRO / AFP)

Madras, Índia- A Índia lançou com sucesso seu primeiro foguete desenvolvido por uma empresa privada nesta sexta-feira (18/11), um marco importante para o país, que busca se tornar uma grande potência espacial.

O foguete Vikram-S foi lançado antes das 12h00 (04h00 em Brasília), de acordo com imagens da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). Seis minutos depois, caiu com segurança no mar, disse a agência.

"Este é um novo começo... para o projeto espacial indiano", disse o ministro da Ciência, Jitendra Singh, após o lançamento, diante de técnicos entusiasmados no centro de lançamento da ISRO na ilha de Sriharikota, na Índia, no estado de Andhra Pradesh, no sul.

O foguete foi desenvolvido pela startup indiana Skyroot Aerospace.

Foi construído com "estruturas de carbono composto e componentes impressos em 3D", disse o governo em um comunicado.

A Índia intensificou seu programa espacial nos últimos anos e planeja uma missão tripulada com o apoio da Rússia e da França até 2023 ou 2024.

Em 2019, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi saudou a entrada da Índia no clube das "superpotências espaciais" depois de derrubar um satélite de órbita baixa da Terra com um míssil.

O gigante asiático se esforça para aumentar sua participação no mercado espacial comercial global, que atualmente é de 2%.

Em outubro, o foguete mais pesado da ISRO lançou com sucesso 36 satélites de banda larga em órbita baixa.

De acordo com especialistas, a Índia consegue manter os custos baixos reproduzindo e adaptando a tecnologia espacial existente para seus próprios objetivos, entre outras coisas graças ao seu grande número de engenheiros altamente qualificados que cobram muito menos do que seus colegas estrangeiros.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação