DOENÇA DO BEIJO

Vírus Epistein-Barr, contraído por Anitta, causa ‘doença do beijo’; entenda

Cantora Anitta revelou que foi diagnosticada com o vírus conhecido como causador da mononucleose infecciosa; saiba como se prevenir

Jéssica Andrade
postado em 06/12/2022 10:03
 (crédito:  BRIDGET BENNETT/ AFP)
(crédito: BRIDGET BENNETT/ AFP)

Durante o lançamento do documentário Eu, de Ludmila Dayer, Anitta revelou que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr, conhecido como causador da "doença do beijo". Segundo a cantora, ela passou "pelo momento mais difícil da vida" quando a infecção foi confirmada.

O documentário foi produzido pela atriz Ludmilla Dayer, que contou a luta travada contra a esclerose múltipla - doença que, segundo ela, foi causada pelo vírus. De acordo com Anitta, conviver com Ludmilla foi fundamental para que ela tivesse o diagnóstico precocemente.

Segundo André Bon, infectologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), o Epstein-Barr é um vírus muito comum, geralmente transmitido na juventude por contato direto com as secreções - na maioria das vezes pela saliva de pacientes contaminados.

O vírus é o causador da mononucleose infecciosa, também conhecida como a "doença do beijo". Apesar do nome popular, não é apenas o beijo que pode transmiti-lo: objetos como escova de dente, copos ou talheres compartilhados com uma pessoa infectada também.

“Na imensa maioria das vezes pode passar assintomático. Mas quando gera algum tipo de sintoma, o mais comum e mais frequente disparadamente, são os sintomas de uma doença chamada síndrome de mononucleose, que é basicamente uma febre, dor no corpo, dor de cabeça, associada ao aumento dos gânglios e que pode durar algumas semanas."

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode causar:

  • febre alta;
  • dor ao engolir;
  • tosse;
  • dor nas articulações;
  • inchaço no pescoço;
  • irritação na pele;
  • amigdalite;
  • fadiga;
  • Inchaço do fígado.

A doença ganhou fama por aparecer com maior frequência em grandes cidades, principalmente durante o carnaval. Ela costuma atingir pessoas entre 15 e 25 anos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com Bon, a mononucleose é uma doença autolimitada. Ou seja, que tem um decurso específico e limitado, com começo, meio e fim. “Não existe medicamento específico para tratar o Epstein-Barr. As vezes ela pode levar a uma certa fadiga durante um tempo, mas o paciente costuma ficar muito bem”, afirma o médico.

Seu período de transmissibilidade pode durar um ano ou mais. Passada a infecção, o vírus se torna inativo no corpo do paciente, podendo ser reativado em alguns casos. O médico, no entanto, alerta para as doenças que podem estar relacionadas ao vírus.

“Em pacientes imunossuprimidos, por exemplo, ele está relacionado a alguns linfomas no sistema nervoso central, como em pacientes transplantados de órgão sólido, ou pacientes com HIV. Mas não existe um tratamento específico para o Epstein-Barr. É um manejo desse linfoma primário do sistema nervoso central”, explica. 

Conforme o Ministério da Saúde, a maioria dos contaminados se curam em poucas semanas. Mas há uma pequena parcela que leva meses para recuperar seus níveis de energia, com um estado de fadiga prolongado.

Esclerose múltipla

A atriz Ludmila Dayer afirma que o vírus Epstein-Barr foi o responsável pelo desenvolvimento de esclerose múltipla - doença crônica em que o sistema imunológico agride a bainha de mielina que recobre os neurônios, comprometendo a função do sistema nervoso. Essa relação entre o vírus e a esclerose é estudada há anos pelos cientistas.

“A relação com a esclerose é muito controversa. A evidência ainda é escassa. É um estudo com essa associação. E não dá pra dizer que esse vírus necessariamente causou a esclerose múltipla ou causa a esclerose múltipla necessariamente porque ele é um vírus muito comum na população e a esclerose múltipla tem uma frequência muito menor”, esclarece o infectologista André Bon

Em janeiro, um estudo realizado por cientistas da Universidade Harvard forneceu a evidência mais forte sobre esta relação até o momento. A pesquisa foi feita com mais de 10 milhões de militares e mostrou que praticamente todos os casos de esclerose aconteceram após uma infecção pelo vírus, o que torna a infecção pelo Epstein-Barr uma das hipóteses estudadas, mas as causas da doença ainda são desconhecidas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação