Jornal Correio Braziliense

Espaço

Telescópio japonês flagra espiral misterioso no céu do Havaí; veja vídeo

A atividade no céu foi relacionada ao lançamento de um satélite da Space X, que ocorreu no mesmo dia da captura das imagens

Um espiral azul voador foi avistado no céu do Havaí, Estados Unidos, no dia último 18 de janeiro pelo Telescópio Subaru do Japão. As imagens impressionam porque visualmente é difícil entender o que pode ter causado o espiral. 

Entretanto, alguns dias depois da imagem, o site Space.com informou que o espiral pode estar relacionado ao lançamento do Satélite de Posicionamento Global (GPS) ao espaço, pela Força Espacial dos EUA, da empresa Space X — de Elon Musk — na mesma data.

Em agosto de 2022, o mesmo fenômeno foi registrado no Havaí em lançamento do Foguete Falcon 9, que também pertence a Space X. O foguete carregava a espaçonave NROL-85, que faz parte da missão de lançamento do satélite - as informações sobre atividade e carga da espaçonave são confidenciais.

Vale lembrar que o foguete é reutilizável e que a parte superior do Falcon 9 — onde ficam o satélite ou capsula em órbita — queima ao reentrar na atmosfera. As espirais vistas no vídeo mostram esse momento de reentrada, antes do foguete cair no mar.

Veja a imagem do momento:

Conheça o Subaru

O Subaru é um telescópio infravermelho óptico de 8,2 metros no cume de Maunakea, Havaí, operado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), Institutos Nacionais de Ciências Naturais.

O Telescópio conta com uma das maiores câmeras digitais do mundo, a Hyper Supreme-Cam tecnologia importante para criar mapas cósmicos que captura uma área nove vezes maior que a da lua cheia em 870 megapixels, segundo a Fapesp.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!