Tosse crônica

Atenção: tosse crônica pode sinalizar algo mais grave

Tosse crônica é aquela que dura mais de três semanas, sendo necessário buscar orientação médica

Estado de Minas
postado em 17/02/2023 12:11
 (crédito: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)
(crédito: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

Tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório em consequência de um processo de irritação. É um mecanismo de defesa ou reflexo do corpo que age para expectorar algo que esteja dentro das vias respiratórias superiores. Há vários tipos: tosse seca, com catarro e crônica. Você sabia que é preciso ficar atento ao tipo de tosse? Luiz Fernando Ferreira Pereira, pneumologista do Oncobio, do Grupo Oncoclínicas Belo Horizonte, alerta que a tosse crônica pode sinalizar algo mais grave.

Conforme o médico, tosse crônica é aquela que dura mais de três semanas, sendo necessário buscar orientação médica de um clínico, otorrino ou pneumologista, que são os profissionais mais treinados para conduzir o caso.

“É muito importante avaliar as características da tosse: seca ou com secreção (qual a cor), horário de mais tosse, fatores desencadeantes, presença de outros sintomas como azia, refluxo, engasgos, sintomas nasais, dor torácica, febre, falta de ar e perda de peso”, comenta o pneumologista.

Tosse acompanhada de sangue

Luiz Fernando Ferreira Pereira enfatiza que o sinal de alerta para doenças graves é quando a tosse é acompanhada de sangue, febre ou perda de peso.

“Existem muitas causas para a tosse crônica, mas as mais importantes são: infecções, incluindo tuberculose, asma e DPCO (enfisema + bronquite), refluxo gastroesofágico, rinossinusite”, destaca o pneumologista.

Luiz Fernando Ferreira Pereira explica que "o tratamento dependerá da causa, que pode ser identificada em mais de 90% dos casos, de acordo com o médico que acrescenta, “antitussígenos e expectorantes têm pouco valor e não devem ser usados por muitos dias".

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE