Carnaval

Chutou o balde no carnaval? Confira dicas para desintoxicar depois da folia

Excesso de comida e bebida durante o carnaval pode prejudicar o fígado, além de deixar o corpo inchado e sem energia

Estado de Minas
postado em 22/02/2023 18:14
 (crédito: eugene barmin/Freepik)
(crédito: eugene barmin/Freepik)

O carnaval é época de folia e comemoração, mas também é comum que as pessoas acabem exagerando na alimentação e no consumo de bebidas alcoólicas. Depois de cinco dias com a rotina fora de ordem, sono desregulado e excessos, é hora de voltar à “realidade”. Para ajudar aqueles que chutaram o balde durante a festa, o VigilantesdoPeso separou algumas dicas para desintoxicar o organismo depois da festa.

"O excesso de comida e bebida durante o carnaval pode prejudicar o fígado, principal órgão que elimina as toxinas do nosso organismo, além de deixar o corpo inchado e sem energia. Por isso, é importante fazer uma limpeza para se sentir melhor e o primeiro passo é adotar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes", revela Matheus Motta, nutricionista responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil.

Para desintoxicar o organismo é importante evitar certos alimentos, como carnes processadas, frituras e gorduras, temperos e molhos artificiais. Verduras, legumes e proteínas magras - de preferência carnes brancas, como frango ou peixes - são as melhores opções. Frutas também são uma boa pedida, principalmente, laranja, abacaxi e maçã que contém enzimas benéficas à drenagem de impurezas, potencializando o detox do fígado.

Função intestinal

Quem também não pode ficar de fora da dieta são as fibras que ajudam a normalizar a função intestinal, assim como as folhas verdes que auxiliam na limpeza do organismo e ajudam na digestão, impedindo a absorção de gorduras e toxinas. Ricas em nutrientes, as oleaginosas também fazem muito bem para a saúde, além de promoverem a saciedade.

Outra dica importante é se hidratar. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, que são ricos em açúcares e conservantes. Prefira sucos naturais, chás, água e água de coco. Os isotônicos industrializados, apesar de terem corantes, também servem como opção emergencial. Frutas ricas em água, como melancia e melão, também são bem-vindas.

Atividade física

Além da alimentação, os exercícios físicos também são uma ótima forma de desintoxicar o corpo. Praticar atividades, como caminhada ou corrida, ajuda a queimar calorias e aumentar a produção de endorfina, melhorando o humor e a disposição.

Mesmo que você tenha cometido excessos durante o carnaval, nada de ficar com a consciência pesada. Evite tomar decisões radicais para compensar os deslizes. Siga as dicas acima para se sentir renovado e pronto para encarar novos desafios e lembre-se que nada pode impedir que você tenha uma jornada de sucesso.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE