SAÚDE

72% acreditam que vacina contra doenças infecciosas deve ser obrigatória

Apesar dos números expressivos, o Brasil tem queda da vacinação ano após ano. Em 2021, 77% eram a favor da vacinação obrigatória; em 2020, 78% e, em 2018, 75%

Estado de Minas
postado em 01/03/2023 15:36 / atualizado em 01/03/2023 15:36
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Em um momento em que o Brasil segue avançando para combater a Covid-19, pesquisa feita pela Ipsos em 34 países reforça a preocupação da população com a vacinação: sete em cada 10 brasileiros (72%) acreditam que a vacinação contra doenças infecciosas deve ser obrigatória no país.

O levantamento foi feito por meio da pesquisa Monitor Global dos Serviços de Saúde. O índice está muito acima da média global, que é de apenas 59%. O país é o 5º colocado da lista, empatado com Peru, Argentina e Chile.

Emirados Árabes Unidos, empatado com a Indonésia, com 78%, lidera a pesquisa. Curiosamente, México, Argentina, Peru, Colômbia e Chile aparecem todos com mais de 70% de concordância à vacinação obrigatória, mostrando a força da crença nas vacinas na região.

Por outro lado, em Portugal, apenas 38% dos entrevistados acreditam que a vacinação contra doenças infecciosas deveria ser obrigatória. O resultado coloca os portugueses na última colocação do ranking, entre 34 países participantes - atrás inclusive de outros países com fortes movimentos anti-vax, como Estados Unidos (43%) e Alemanha (52%).

Apesar de expressivos, os números do Brasil vêm apresentando queda ano após ano. Em 2021, 77% dos entrevistados eram a favor da vacinação obrigatória; Em 2020, 78% responderam positivamente e, em 2018, 75%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Global Health Service Monitor foi feita pela Ipsos entre os dias 22 de julho e 5 de agosto de 2022, com 23.507 entrevistados, em 34 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Argentina, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE