SAÚDE

Vacina contra o HPV ajuda a prevenir o câncer do colo do útero

Na semana de Conscientização sobre o HPV, especialistas chamam atenção para exames e imunização como estratégias de diminuição do risco de desenvolver câncer

Correio Braziliense
postado em 02/03/2023 10:45
 (crédito: Gabriel Jabur/Agencia Bras?lia)
(crédito: Gabriel Jabur/Agencia Bras?lia)

O câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte pela doença entre mulheres, pode ser evitado com exames preventivos e imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV), um agente infeccioso transmitido sexualmente que pode provocar essa neoplasia.

O infectologista do Exame Medicina Diagnóstica José David Urbaez,  explica que o HPV possui dezenas de sorotipos que infectam pele ou mucosas e causam uma variedade de lesões, desde verrugas genitais até neoplasias. “A vacina contra esse vírus pode ter o esquema de duas ou três doses, a depender da faixa etária, com enorme impacto na prevenção do câncer do colo uterino. Trata-se de um imunizante muito seguro", destaca o especialista.

O imunizante contra o HPV pode ser aplicado de forma preventiva a partir dos nove anos para meninas e meninos. “A vacina é indicada nessa faixa etária porque antecede o início da atividade sexual, evitando que adquiram o vírus posteriormente e reduzindo esse problema gravíssimo de saúde pública”, recomenda o infectologista.

Conforme a patologista do Exame Medicina Diagnóstica Lívia Maia, os exames ginecológicos de rotina são um reforço na prevenção do HPV e detecção precoce da doença. “É fundamental a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, que, além de prevenir as lesões causadas pelo HPV, auxilia no diagnóstico de inflamações ginecológicas e também do câncer. Após a coleta de células do colo uterino realizada por ginecologista, o time de patologistas analisa e define o diagnóstico”, descreve a patologista.

Além de reduzir a incidência de câncer do colo do útero, essa imunização também previne o câncer da vulva, da vagina, do ânus, da cavidade oral e verrugas genitais (condiloma acuminado) resultantes de infecção por HPV.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE