AVANÇO

Covid: novo estudo consegue prender uma das principais proteínas do vírus

A descoberta é vista com entusiasmo, pois aponta para a possibilidade de desativação da proteína spike do vírus SARS-Cov-2

Correio Braziliense
postado em 06/03/2023 14:05
 (crédito:  Daniel Roberts/Pixabay)
(crédito: Daniel Roberts/Pixabay)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Curtin, na Austrália, identificou que as proteínas spike, do vírus SARS-Cov-2, ficaram presas quando entraram em contato com silício, ouro e cobre. Além disso, o estudo também descobriu que os campos elétricos, gerados por esses elementos, podem ser usados para destruir essas proteínas e, provavelmente, matar o vírus causador da covid-19.

“Os coronavírus têm proteínas de pico em sua periferia que lhes permitem penetrar nas células hospedeiras e causar infecção e descobrimos que essas proteínas ficam presas à superfície do silício, ouro e cobre por meio de uma reação que forma uma forte ligação química”, disse Nadim Darwish, principal autor do estudo, ao site EurekAlert!.

Segundo os pesquisadores, a descoberta indica que esses elementos químicos podem ser usados em filtros de ar, como revestimento de bancos, mesas ou paredes e, até mesmo, em tecidos e máscaras faciais. A descoberta é vista com entusiasmo, pois aponta para a possibilidade de desativação de uma das principais proteínas do vírus que causou mais de 14 milhões de mortes, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Descobrimos que a corrente elétrica pode passar pela proteína spike e, por isso, a proteína pode ser detectada eletricamente. No futuro, essa descoberta pode ser traduzida para envolver a aplicação de uma solução em um cotonete bucal ou nasal e testá-la em um pequeno dispositivo eletrônico capaz de detectar eletricamente as proteínas do vírus. Isso forneceria testes Covid instantâneos, mais sensíveis e precisos," explicou o coautor da pesquisa, Essam Dief. 

O estudo foi publicado no periódico Chemical Science e pode ser acessado na íntegra neste link.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE