Atividade Física

Pesquisadores revelam "momento ideal" para a prática de atividades físicas

Estudo britânico sugere maiores resultados para quem pratica atividade física em determinado turno do dia. Especialistas, contudo, defendem que a pratica é importante em qualquer momento do dia

André Vinícius Pereira*
postado em 06/03/2023 19:45 / atualizado em 07/03/2023 15:10
 (crédito: Pixabay)
(crédito: Pixabay)

Manhã, tarde ou noite? Muitas vezes o tempo para praticar atividades físicas depende mais da agenda de trabalho do que uma simples escolha por tempo livre. Um estudo britânico, contudo, alerta que a escolha do "turno" para praticar exercícios pode ajudar na manutenção da saúde.

Segundo um estudo, publicado em 18 de fevereiro na revista Nature Communications, foram examinadas a relação entre exercício, tempo de exercício e risco geral de morte e morte por causas específica, em que foram avaliadas informações demográficas e de saúde de 92 mil pessoas, por um banco de dados biomédico do Reino Unido. O exercício no meio da tarde foi associado ao menor risco de morte por doença cardíaca em comparação com os exercícios matinais e noturnos.

Para fazer a pesquisa, os cientistas dividiram participantes em quatro grupos conforme o horário dos exercícios e entregaram acelerômetros para medir quando e com que intensidade se exercitavam durante um período de sete dias:

As divisões foram:

  • Manhã, das 5h às 11h
  • Tarde, das 11h às 17h
  • Noite, das 17h à meia-noite
  • Um grupo "misto" que não mostrou preferência de horário e se exercitava em diferentes horários ao longo da semana.

Os pesquisadores analisaram os registros de mortalidade após vários anos e acompanharam 3.088 (3,4%) dos participantes morreram ao longo do estudo, desses, 1.076 (1,2%) morreram de doenças cardíacas e 1.872 (2,2%) morreram de câncer.

No relatório foi visto que as pessoas que se exercitavam no meio da tarde tinham um risco menor de morte, tanto em geral quanto por doenças cardíacas, em comparação com quem se exercitava à noite e pela manhã. As pessoas que praticavam exercício "mistos" (ou seja, que não tinham horários fixos de treino) tiveram os resultados "positivos" das pessoas que só se exercitavam pela tarde.

Os riscos reduzidos de morte por doenças cardíacas, foi particularmente mais alto entre homens, idosos, indivíduos menos ativos e pessoas com doenças cardíacas pré-existentes.

O estudo e os resultados

Em um mundo cada vez mais acelerado, a prática de atividade física é quase sempre deixada de lado em detrimento de outros compromissos. Muitos sequer tem um tempinho de sobra após um longo dia de trabalho, e menos ainda a chance de escolher um horário para treinar. Vale lembrar que, segundo especialistas, a escolha do horário é bem menos importante do que o simples realizar de uma atividade física (independente do horário).

A prática durante a tarde pode ser inviável para a maioria das pessoas, principalmente quem tem a jornada de trabalho de 8 horas ou mais. Caso você seja uma pessoa com hábitos matinais ou noturnos de exercícios, não é necessário se desesperar: o estudo aponta que atividade física a qualquer hora são melhores para a longevidade do que não se exercitar. “A atividade física moderada a intensa a qualquer hora do dia foi associada a um menor risco de morte por doenças cardíacas e câncer, e o menor risco de morte de câncer permaneceu consistente entre todos os horários de exercício”, concluem os pesquisadores.

Para entender melhor sobre o assunto, o Correio ouviu o bacharel em educação física e especialista em biomecânica aplicada ao exercício físico, Lucas Vieira. O especialista explica que o resultado do estudo considera os indivíduos que seguem um ritmo de vida normal — acordar pela manhã e dormir à noite. Assim, o horário da tarde é o momento no qual o corpo entra em equilíbrio, e fica mais apto ao exercício e aos principais benefícios. Entretanto, o especialista ressalva que apesar dos dados serem robustos, o fato da pessoa treinar à tarde não define sobre a saúde comparada com alguém que treina durante a manhã ou noite

“Tudo depende de um conjunto de variáveis de predisposições genéticas e fenótipo — ambiente no qual a pessoa vive, qualidade de sono, alimentação, prática de exercícios, estresse — que afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo” explica o educador físico.

Vieira reforça: independente do horário da atividade, há benefícios. Assim, é necessário que a pessoa avalie o melhor período do dia, e que tenha a disponibilidade maior de tempo para realizar a atividade, com qualidade e que aumentem os benefícios advindos da prática.

Então qual é o melhor horário?

Vieira é enfático sobre o tempo para a atividade física: “O melhor horário para praticar exercícios é naquela que você consegue”. O personal explica que para algumas pessoas, não é possível fazer exercícios a tarde, então, elas podem se adaptar ao melhor horário. “O exercício físico trará benefícios ao corpo humano independente do horário no qual a pessoa o faça, portanto, que ela esteja devidamente preparada para praticá-lo, com uma boa alimentação, hidratação e o aquecimento para realizar a atividade” conclui.

Dicas:

Para quem tem pouco tempo, iniciar uma atividade com 30 minuto por dia, duas vezes por semana pode ser benéfico.

  • Existem diversos exercícios que você pode fazer: musculação, caminhada, corrida, dança, luta, surfe, pedalada, andar de patins.
  • Tente encontrar algo que te gere prazer: comece com uma frequência semanal pequena e, quando isso se tornar rotineiro, além de proporcionar uma sensação de facilidade para mantê-la, continue e busque aumentar a frequência de treinos de um em um dia.
  • Analise o dia, veja qual parte dele você tem uma disponibilidade maior de tempo e utilize esse momento para cuidar da sua saúde.
  • Ah, e lembre-se que, além do exercício físico, manter-se hidratado, cuidar da alimentação e ter uma boa qualidade de sono também são tão importantes quanto para a saúde

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE