QUE DOENÇA É ESSA?

Médico mostra raio-x de paciente com tênias pelo corpo e preocupa internet

O quadro é de um paciente com cisticercose disseminada e apresentava tosse há mais de dois meses. A situação assustou as redes sociais

Maria Dulce Miranda
postado em 19/04/2023 19:08
 (crédito: Reprodução/Twitter vitorborin_)
(crédito: Reprodução/Twitter vitorborin_)

O médico Vitor Borin resolveu usar suas redes sociais para contar a história de um de seus atendimentos e acabou causando preocupação na internet. Isso porque um exame de raio-x de uma pessoa com cisticercose, doença causada pela ingestão de ovos do verme tênia, apresentava diversas marcas brancas, que eram, na verdade, larvas do parasita.

Segundo o médico, o paciente se queixava de tosse há dois meses e, por isso, solicitou uma radiografia do tórax, que mostrou a presença da tênia na região dos braços e do peitoral. A condição se chama cisticercose disseminada ou muscular e se caracteriza pela infestação das larvas em numerosos órgãos ou tecidos, sendo os mais comuns a pele, o tecido celular subcutâneo, os músculos, o cérebro e os olhos.

O médico explicou que o tratamento depende se há a presença de lesões intracranianas, medulares ou oculares. “A princípio, pacientes com cisticercose fora do sistema nervoso central e assintomáticos não precisam de tratamento”, afirmou. No caso do dono do raio-x, “as lesões estão calcificadas então não são cisticercos viáveis. Se não causar nenhum desconforto, é vida que segue”, pontuou o profissional.

Vitor ainda explicou aos seguidores como ocorre a transmissão da cisticercose, que é a partir da ingestão dos ovos da tênia, presentes nas fezes de pessoas portadoras do verme.

Ao contrário da teníase, também conhecida como solitária, a doença não é transmitida por meio da ingestão de carne mal cozida, mas sim de vegetais contaminados com esses ovos. “Não quer pegar? Lave bem seus alimentos antes de consumir”, ressaltou o médico.

Ele ainda deixou claro que não é indicado tomar remédios anualmente para o combate dos vermes em casos em que não há a presença desses parasitas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE