Com a proximidade do inverno, as temperaturas têm ficado baixas e com previsão que caiam ainda mais até entrarmos definitivamente na estação mais fria do ano. A mudança no clima traz algumas dúvidas para quem está começando a criar a rotina de ir à academia. Os educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, fundador e CEO da Red Fitness, ajudam a esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre os treinos nos dias mais frios.
Treinar no frio queima mais calorias: Verdade.
"Sim, é real. Treinar no inverno faz com que a queima de caloria seja maior. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese, a capacidade de queimar calorias para gerar calor”, explica Godoi.
Por conta do frio não preciso me hidratar com tanta frequência: Mito.
Nesta época mais gelada do ano também é importante manter o consumo de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, principalmente porque o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados: "Manter a hidratação do organismo ainda faz com que as células e as funções vitais continuem em operação, evitando tonturas, desmaios e até mesmo estados de confusão mental. A desidratação causa piora no desempenho, além de fadiga, cãibras, superaquecimento do corpo, por exemplo", explica Ronaldo. Os cuidados com a hidratação seguem as mesmas recomendações que nas estações mais quentes: segundo o educador, o recomendado é ingerir 250 ml de água a mais para cada meia hora de exercício.
O aquecimento deve ser reforçado nos dias frios: Verdade.
Como nos dias de temperaturas mais baixas a musculatura se contrai na tentativa de produzir calor e a frequência cardíaca diminui, o aquecimento tem uma função muito importante para relaxar a musculatura. O efeito disso é aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal, além de evitar lesões, orientam os profissionais.
Melhor treinar menos nos dias frios: Mito.
“É muito importante manter uma rotina, mesmo na estação mais fria do ano para alcançar os resultados desejados. Vale lembrar que o corpo tem um aproveitamento muito melhor no frio, já que o treino rende mais e reforça o sistema imunológico. Ou seja, vale muito a pena se exercitar no frio", avisa Clauber.
Saiba Mais
- Economia Ministra da Gestão anuncia divisão de secretaria voltada para administração de pessoal
- Diversão e Arte Tina Turner entrou no Guiness Book por apresentação no Maracanã; relembre
- Ciência e Saúde Multivitamínicos podem melhorar memória imediata, diz estudo americano
- Diversão e Arte Tina Turner: especialista em emplacar hits nas listas de mais tocadas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.