Mundo Animal

Inseto com corpo de borboleta e cabeça de jacaré é filmado na Amazônia

Conhecido como "Alligator bug", ou inseto jacaré em tradução livre, o bicho tem manchas oculares, rostos falsos e odor fétido

Cecília Sóter
postado em 26/05/2023 12:38 / atualizado em 26/05/2023 12:41
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O vídeo de um bicho bem diferente na Amazônia viralizou nesta semana nas redes sociais. Conhecido como "Alligator bug", ou inseto jacaré em tradução livre, tem manchas oculares, rostos falsos e odor fétido.

O Jaquitiranaboia (Fulgora laternaria), embora tenha uma aparência estranha, é totalmente inofensivo. A espécie é encontrada especialmente na América Central e do Sul, Brasil, Honduras, México e Panamá, onde se alimenta de seiva de plantas.

A saliência na frente do inseto, na verdade, não é a cabeça, mas uma estrutura usada na defesa do predador. 

Tanto os machos quanto as fêmeas têm essa estrutura incomum, que vem em muitas formas diferentes, dependendo da espécie. É também por esse formato que é conhecido como "Alligator bug", pois algumas pessoas acham que o rosto falso se assemelha ao de um jacaré.

Há também indícios de que a saliência do rosto falso atue como um ressonador de som, amplificando os sons do bicho pela floresta quando eles batem a estrutura oca nos troncos das árvores para fazer barulho.

Como pode ser visto no vídeo, o inseto jacaré é bastante grande e pode medir cerca de 10cm de comprimento. Quando as asas estão abertas, o bicho tem uma envergadura máxima de cerca de 15cm. Essas asas apresentam olhos falsos, outra técnica de defesa do predador.

Quando ameaçados, os insetos podem liberar uma substância química malcheirosa, produzida pela resina de plantas consumida pelo inseto.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Correio Braziliense (@correio.braziliense)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação