PESQUISA

Empresa de Elon Musk recebe aval para testar implantes cerebrais

A Neuralink pretende fazer com que estes implantes sejam seguros e confiáveis para serem usados em cirurgias eletivas (não emergenciais)

Yasmin Rajab
postado em 26/05/2023 15:39
Até o momento, os chips, que possuem o tamanho de uma moeda, foram implantados em crânios de animais -  (crédito: NEURALINK / AFP)
Até o momento, os chips, que possuem o tamanho de uma moeda, foram implantados em crânios de animais - (crédito: NEURALINK / AFP)

A Neuralink, empresa de Elon Musk, foi autorizada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) dos Estados Unidos a testar implantes no cérebro de seres humanos. O anúncio foi feito na última quinta-feira (25/5). 

No Twitter, o perfil oficial da startup compartilhou que "este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas."

Na mesma publicação, a Neuralink informou que ainda não estão realizando o recrutamento para o ensaio clínico. A empresa pretende fazer com que estes implantes sejam seguros e confiáveis para serem usados em cirurgias eletivas (não emergenciais), e que os interessados usem o aparelho para dotar o cérebro de uma capacidade de computação. 

Em um discurso feito durante uma conferência anual da empresa, em 2020, Musk disse que acredita que o procedimento deve permitir que a humanidade chegue a uma "simbiose com a IA (inteligência artificial)". 

Em março deste ano, o empresário fundou uma nova empresa dedicada à inteligência artificial. No fim de novembro passado, Musk fez a seguinte publicação nas redes sociais: "Agora estamos confiantes em que o dispositivo da Neuralink está pronto para os seres humanos. O calendário depende do processo de aprovação da FDA".

Até o momento, os chips, que possuem o tamanho de uma moeda, foram implantados em crânios de animais. Após o procedimento, vários primatas conseguiram "jogar" jogos eletrônicos e "digitar" palavras em uma tela apenas seguindo o movimento do cursos, segundo as apresentações da Neuralink. 

*Com informações da Agência France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação