SAÚDE

Burnout: quando parar em meio ao esgotamento laboral?

Entenda como o cuidado integral com o corpo, a mente e as emoções pode ajudar a combater o estresse e a exaustão no ambiente de trabalho

Estado de Minas
postado em 31/05/2023 12:55 / atualizado em 31/05/2023 15:13
 (crédito: Reprodução/ unsplash/ Christian Erfurt)
(crédito: Reprodução/ unsplash/ Christian Erfurt)

A partir de 2022, o Burnout foi reconhecido pelo Ministério da Saúde do Brasil como uma doença ocupacional, originada do estresse excessivo e do desgaste físico no trabalho. Entre os fatores que contribuem para o esgotamento laboral, estão longas horas de trabalho, a relação desequilibrada entre esforço e recompensa, múltiplos empregos e tarefas de gestão de pessoal, entre outros.

Entretanto, por que o trabalho, que deveria ser nossa motivação e razão para nos dedicarmos, tem se tornado fonte de doenças e tristeza? A discussão pode ser ampla e filosófica, mas é evidente que a era tecnológica acelerou processos nas empresas e exigiu adaptações rápidas em um mercado repleto de competitividade, desconfiança e insegurança.

Atualmente, vivemos em uma era de alto desempenho mental, onde os resultados dependem cada vez mais de estudo, aprimoramento e dedicação, sob risco de ficarmos para trás. Mas, em um olhar mais profundo, por que seguimos esgotados e estressados, até o ponto de 'quebrar'?

É fundamental refletir se realmente temos cuidado de forma integral da nossa 'máquina', ou seja, do nosso corpo. O esgotamento, o estresse e as doenças ocorrem pois estamos distantes do cuidado completo com o corpo, a mente e as emoções. Estamos, em muitos casos, distraídos de nós mesmos.

Para reverter esse quadro, é importante aprender a parar. A Medicina Chinesa e Hindu defendem a prática de parar a mente e o corpo por alguns momentos e aproveitar os benefícios de estar vivo, respirar e dar novo significado a cada instante da vida.

Inserir pausas no dia a dia, fechar os olhos, realizar respirações profundas e prestar atenção aos sinais do corpo são práticas que ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças. Esse exercício de saber parar é o primeiro passo na jornada de autoconhecimento e percepção de como funcionamos, buscando escolhas que contribuam para nossa felicidade.

Aprender a parar por alguns minutos diariamente é um treinamento para a mente e uma introdução à prática da meditação, uma ferramenta poderosa no combate ao estresse, depressão e ansiedade. Buscar uma vida equilibrada requer cuidado integral com o corpo, a mente e as emoções.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação