MARTE

União de imagens do robô Curiosity mostra "cartão postal" de Marte

O robô Curiosity, em missão desde 2012, tirou fotos de lugares estratégicos mostrando montanhas em Marte. Em laboratório, cientistas montaram uma imagem panorâmica do cenário

Helena Dornelas
postado em 15/06/2023 16:05
Além de amostras de solo, o robô que pesa aproximadamente 900 kg, também está capturando imagens -  (crédito: Reprodução NASA/JPL-Caltech)
Além de amostras de solo, o robô que pesa aproximadamente 900 kg, também está capturando imagens - (crédito: Reprodução NASA/JPL-Caltech)

Uma imagem panorâmica da vista do Curiosity no alto de uma montanha marciana foi criada por membros da equipe da missão que ficaram impressionados com a paisagem. A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou a foto nesta quinta-feira (15/6). Em Marte desde agosto de 2012, por meio da missão Mars Science Laboratory (MSL), da Nasa, o rover Curiosity tem, desde então, perfurado rochas e coletado amostras de solo com informações importantes sobre o planeta.

marte
marte (foto: Reprodução NASA/JPL-Caltech)

Além de amostras, o robô que pesa aproximadamente 900 kg, também está capturando imagens.

A vista panorâmica do Marker Band Valley foi criada a partir da união de duas imagens panorâmicas da região, feita no dia 8 de abril de 2023, às 9h20 e 15h40, ambos no horário local de Marte.

Muitos dos cenários mais impressionantes do rover são do instrumento colorido Mastcam — que tem uma resolução muito maior do que as câmeras de navegação. É por isso que a equipe adicionou suas próprias cores a essa última imagem.

marte
marte (foto: ReproduçãoNASA/JPL-Caltech)

No centro da imagem está a vista de volta do Monte Sharp, a montanha de 5 quilômetros de altura que a Curiosity vem subindo desde 2014. Colinas arredondadas podem ser vistas ao longe, no centro à direita.

Na direita do panorama, está a escarpada "Montanha Rafael Navarro", nomeada em homenagem a um cientista da equipe do Curiosity que faleceu no início deste ano. Atrás dela está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando. O Monte Sharp fica dentro da Cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de largura formada por um antigo impacto; a borda distante da Cratera Gale tem 2,3 quilômetros de altura e é visível no horizonte a cerca de 30 a 40 quilômetros de distância.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • marte
    marte Foto: Reprodução NASA/JPL-Caltech
  • marte
    marte Foto: ReproduçãoNASA/JPL-Caltech
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação