Doença

Primeira morte do mundo por vírus Oz é registrada; entenda a doença

A idosa de 70 anos morreu no Japão ainda em 2022, mas a confirmação da causa da morte ocorreu apenas na sexta-feira (23/6)

Correio Braziliense
postado em 26/06/2023 10:57
 (crédito: Les Day/iNaturalist/Global Biodiversity Information Facility)
(crédito: Les Day/iNaturalist/Global Biodiversity Information Facility)

O ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão confirmou em comunicado na sexta-feira (23/6) a primeira morte no mundo associada ao vírus Oz.

A idosa tinha 70 anos e morreu de miocardite, também conhecida como inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki. De acordo com as autoridades japonesas, ela não tinha histórico de viagens e ao chegar ao hospital relatou os seguintes sintomas: febre alta, mal-estar, perda de apetite, vômitos e dores nas articulações.

Durante a internação, a hipótese de infecção de covid-19 foi descartada e já havia sido observado uma picada de carrapato na parte superior da perna.

Segundo o comunicado, os médicos também suspeitaram de infecções transmitidas por artrópodes, incluindo síndrome trombocitopênica febril grave (SFTS), justamente por terem encontrado a picada. A idosa morreu após 26 dias de internação.

Apesar de confirmar este caso como o primeiro da doença, as autoridades destacam que não necessariamente o vírus tenha sido a causa de morte. O contágio pelo vírus não implica na morte.

O vírus

Ainda não existe uma confirmação concreta sobre como o Oz é transmitido, apesar da picada de carrapato ser a hipótese mais provável.

O vírus chamado de OZV por especialistas é do gênero Thogotovirus e da família Orthomyxoviridae e foi isolado e identificado na espécie de carrapato Amblyomma testudinarium no Japão em 2018. Não foram identificados casos fora do Japão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação