IMPRESSIONANTE

Vermes congelados por 46 mil anos voltam a vida na Sibéria

Os pesquisadores descobriram que os nematoides desenvolveram mecanismos que permitiram suspender a vida em escalas de tempo geológico

postado em 31/07/2023 16:33 / atualizado em 01/08/2023 09:57
Fotografia por meio da luz do microscópio com um velho verme para pesquisa.
 -  (crédito: Reprodução/ PLOS GENETICS)
Fotografia por meio da luz do microscópio com um velho verme para pesquisa. - (crédito: Reprodução/ PLOS GENETICS)

Pesquisa divulgada pela revista científica Plos Genetics, publicada pela Public Library of Science, dos Estados Unidos, na última quinta-feira (27/7), revelou que espécies de vermes, chamados de nematoides, reviveram depois de 46 mil anos congelados no solo da Sibéria. A análise foi feita por meio de radiocarbono — método de datação radiométrica.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra

Anteriormente, pesquisadores do Soil Cryology Lab, Pushchino, na Rússia, descobriram nematoides vivos, da espécie Panagrolaimus e plectus, que poderiam ser reanimados por um período menor, de 40 anos, mas o radiocarbono encontrado sugere maior tempo de vida.

Os vermes estavam em forma de dormência, conseguindo sobreviver a condições extremas e, além de resistentes, pertenciam a um gênero desconhecido da ciência, o Panagrolaimus Kolymaensis.

Os pesquisadores descobriram que os nematoides desenvolveram mecanismos que permitiram suspender a vida em escalas de tempo geológico. Eles foram cultivados em laboratório por mais de 100 gerações e inicialmente descritos como Panagrolaimus.

Cientistas acreditam que a descoberta ajudará na melhor compreensão dos mecanismos subjacentes, levando em consideração os métodos para armazenamentos das células e tecidos a longo prazo.

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.