EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Nasa discute o que fazer se James Webb descobrir alienígenas

A cientista Michelle Thaller, diretora assistente de comunicação científica da Nasa, afirmou que a agência espacial norte-americana trabalha com a hipótese de existir novas formas de vida e que o supertelescópio James Webb é capaz de encontrá-las

Lançado ao espaço no Natal de 2021, o James Webb começou a ter as imagens divulgadas em julho do ano passado: poderoso olhar sobre o Universo -  (crédito: Nasa/Reprodução)
Lançado ao espaço no Natal de 2021, o James Webb começou a ter as imagens divulgadas em julho do ano passado: poderoso olhar sobre o Universo - (crédito: Nasa/Reprodução)
Cecilia Sóter
postado em 05/09/2023 15:25 / atualizado em 05/09/2023 15:29

Uma cientista da Nasa revelou que a agência espacial norte-americana discutiu em uma conferência secreta o que deve ser feito caso o telescópio James Webb encontre evidências de alienígenas. A diretora assistente de comunicação científica da Nasa, Michelle Thaller, contou que a agência espacial está aberta à possibilidade de o poderoso telescópio descobrir novas formas de vida. James Webb, lançado ao espaço no Natal de 2021, foi enviado pela Nasa para "resolver mistérios do nosso sistema solar, olhar além, para mundos distantes em torno de outras estrelas, e sondar as misteriosas estruturas e origens do nosso universo e o nosso lugar nele", diz a agência.

Segundo jornal The US Sun, Thaller disse que, em uma reunião realizada em Nova York, esses mistérios poderiam incluir a descoberta de vida extraterrestre. “Na verdade, trabalhamos com o Seti (programa que busca por inteligência extraterrestre, na sigla em inglês)”, afirmou Thaller.

"Há mais cientistas que procuram no céu sinais de civilizações alienígenas. Tivemos conferências sobre o que aconteceria se o Telescópio Espacial James Webb observar a atmosfera de um planeta em torno de outra estrela e virmos coisas que não parecem naturais", completou a cientista, citando que "sinais suspeitos" poderiam ser poluição vinda de um planeta. Para Thaller, é apenas uma questão de tempo até que vida alienígena seja fosse detectada — inclusive no sistema solar, talvez vida microbiana em Vênus, Marte ou na maior lua de Saturno, Titã.

ET. extraterrestre. Ufo. Ufologistas. Astronomia. Civilização alienígena. Astronomia. Ataque terra
Segundo a Nasa, o James Webb é capaz de identificar a poluição vinda de um planeta (foto: Stephen Leonardi/Unsplash)

Na conferência, Thaller afirmou que o telescópio de US$ 10 bilhões de dólares, que fornece novas imagens detalhadas do espaço diariamente, apresenta também um conjunto de dados notáveis. “O Telescópio Webb tem a capacidade de detectar produtos químicos, gases que estão em planetas ao redor de outras estrelas. Já fizemos isso com Webb, mas todos os planetas eram muito diferentes da Terra. Espero que este ano, talvez, encontremos um que seja muito semelhante à Terra", declarou.