PESQUISA

Estudo revela as 10 dores mais intensas; veja lista

A cefaleia em salvas, um tipo de dor de cabeça intensa, aparece em primeiro, seguida da dor do parto

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos descobriu quais as dores mais intensas já sentidas. O resultado do estudo, publicado na American Headache Society (Sociedade Americana de Cefaleia), mostrou uma crise que atinge um número pequeno de pessoas, mas que pode ser extremamente severa. 

A cefaleia em salvas, um tipo de dor de cabeça intensa que atinge geralmente as têmporas ou a parte em volta do olho, é uma doença neurológica rara. As crises podem durar de 15 minutos até três horas e não são tratadas com analgésicos comuns. A classificação média de intensidade da dor pelos pacientes foi 9,7. 

Em segundo lugar, aparece a dor do parto, com 7,2. Pancreatite aparece logo depois, com 7, seguida de cálculo renal, com 6,9. Fraturas ósseas e até ferimentos por bala figuram no ranking. A última da lista de 17 dores intensas é a artrite, com nota 4. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Confira a lista completa. 

Correio Braziliense - Estudo revela as 10 dores mais intensas já sentidas

O estudo entrevistou 1.604 pessoas que convivem com cefaleia em salvas. Por meio de formulários on-line, os voluntários tiveram que classificar a dor em uma escala de 0 a 10. Em seguida, os participantes foram questionados se já haviam sentido alguma das situações dolorosas elencadas e tiveram que classificar novamente de 0 a 10.

Mais Lidas