A harmonização facial tem sido alvo de debates nos últimos anos, principalmente devido a casos de exagero que viralizam nas redes sociais. Para a Dra. Isrraela Massena, cirurgiã-dentista especialista no assunto e queridinha das celebridades, é essencial desmistificar a ideia de que o procedimento sempre leva a resultados artificiais.
“Será que a harmonização facial é realmente algo muito negativo? De um tempo para cá, temos acompanhado bocas exageradas, rostos extremamente preenchidos e projetados, queixos enormes… Tudo isso foge da verdadeira realidade do que é uma harmonização facial”, afirma a especialista.
A cirurgiã-dentista destaca que a harmonização facial não segue uma “receita de bolo”. Cada rosto possui características únicas que devem ser respeitadas para garantir um resultado equilibrado e natural. “É preciso avaliar o paciente de maneira individualizada e personalizada para que as indicações sejam específicas a cada caso”, explica.
Outro ponto fundamental, segundo a Dra. Isrraela, é o bom senso tanto do profissional quanto do paciente. Ela reforça a importância de orientar corretamente quem busca esses procedimentos para evitar excessos. “O profissional precisa ter pulso firme ao indicar tratamentos e fazer o paciente entender suas limitações – tanto de resultado quanto para que não fique exagerado. Infelizmente, temos visto muitos casos de exagero circulando nas redes sociais e nos noticiários”, alerta.
