Polêmica

Luísa Sonza admite pela primeira vez que foi racista com advogada

Em entrevista, a cantora revelou que demorou a reconhecer que sua postura preconceituosa com a advogada Isabel Macedo era injúria racial

Luísa Sonza  -  (crédito: Reprodução Instagram)
Luísa Sonza - (crédito: Reprodução Instagram)
postado em 03/11/2023 14:43

A entrevista de Luísa Sonza à youtuber Bianca DellaFancy, que faz maquiagem de drag queens em famosos enquanto conversa, deu bastante pano pra manga. Além de assumir que é "apaixonadinha" e ainda "sente ciúmes" do ex-marido, Whindersson Nunes, a cantora falou pela primeira vez sobre o processo de injúria racial, no qual foi réu. 

Após fechar um acordo na Justiça com Isabel Macedo, que a acusou pelo crime de racismo, e encerrar o processo, Luísa confirmou que, de fato, teve uma atitude racista com a advogada, em 2018. “Eu tive muita dificuldade de entender no começo, por eu ser uma pessoa branca e não viver isso na pele", começou dizendo a artista.

Luísa Sonza explicou que precisou aprender muito sobre a causa racial. "Tive que estudar muito e entender profundamente, li muito, conversei muito. É muito importante a gente pegar isso, tirar dessa nuvem e falar, não é isso, é importante que tragam isso pra mim”, disse ela, que admitiu ter se arrependido de sua postura racista.

“Eu cometi esse erro, e me arrependo profundamente. Óbvio que não foi uma coisa intencional, mas a gente comete isso diariamente”, justificou. “Eu gostaria muito de ter aprendido isto antes. (…) Não é uma coisa muito falada, porque fica muito no tabu, eu tive esse período [de negação] até aceitar que realmente eu cometi um ato racista”, assumiu a cantora.

O episódio 

O caso de racismo envolvendo Luísa Sonza aconteceu em 2018, em Fernando de Noronha. Isabel Macedo, em entrevista ao site Notícia Preta, contou o que aconteceu: "Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento tinha vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: 'Pega um copo d’água pra mim?'. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou 'Você não trabalha aqui?'" 

Na ocasião, ela ainda fez um desabafo: "A branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los, mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?", perguntou Macedo.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação