Música

Daniela Mercury mostra bastidores do Carnaval pela primeira vez

Cantora lança nesta sexta o audiovisual 'Eu Sou O Carnava', que mostra detalhes do trio elétrico por trás dos holofotes

Daniela Mercury -  (crédito: CELIA SANTOS)
Daniela Mercury - (crédito: CELIA SANTOS)
postado em 11/12/2023 16:26 / atualizado em 11/12/2023 16:27

Nesta sexta-feira (15), Daniela Mercury lança o álbum e projeto audiovisual Eu Sou o Carnaval, em todas as plataformas digitais. São 21 músicas que marcaram o Carnaval de 2023, o primeiro pós-pandemia. Os dois produtos fazem parte da celebração dos 40 anos de carreira da artista, que arrasta multidões ao longo desses 40 Carnavais.

O audiovisual traz os bastidores do trio elétrico pela primeira vez. As gravações aconteceram no carnaval de Salvador e de São Paulo, e mostram milhões de foliões que há dois anos sonhavam com a volta da alegria, do brilho, das cores e da música da maior festa de rua do mundo.

Em entrevista à coluna coluna Mariana Morais, Daniela falou sobre o processo criativo. "Na verdade, eu faço de tudo um pouco. Desde o conceito da ideia, sempre com o grupo de pessoas que trabalha comigo. Sou compositora, produtora musical, diretora musical de todos os meus trabalhos e repertórios, faço roteiros. Então esse é um processo que quem me acompanha, meus fãs, conhece, mas nunca viram assim tão perfeito e detalhadamente pensado", adianta a artista.

Mas, quem pensa que este novo trabalho é apenas mais do mesmo da exibição de bastidores do showbiz, está enganado. "Tem eu construindo junto com os estilistas o que era o meu Carnaval e o que eu queria fazer. E isso vai se traduzindo nos clipes dos registros, que estão super bem delicados, bonitos, poéticos. É um trabalho muito poético", avisa. 

Daniela se derrete por esse novo projeto, pelo significado que o mesmo tem para sua carreira. "É porque é uma baiana falando do Carnaval, falando da própria carreira. Uma carreia construída a partir do trio elétrico. O trio elétrico é o grande palco das multidões. [...] É a transição de um Carnaval da cultura da cidade para um Carnaval que ficou mais universal, com artistas profissionais em cima do trio. Ao mesmo tempo nunca quis perder a pureza da cultura da minha cidade", declara Daniela Mercury. 

Carinho pelos brasilienses

A cantora também revelou o carinho especial que tem pela capital do país. "Brasília foi o primeiro lugar que eu fui com a Banda Eva. Eu tô completando 40 Carnavais, por isso 40 anos de carreira. O povo de Brasília já ia ao Carnaval de Salvador. Eu fiz grandes shows em Brasília, antes de ir pro Rio e São Paulo. Foi a primeira capital que eu tive uma reação de público quando eu fui da Banda Eva. Durante quatro anos estive em Brasília fazendo shows. Depois do Nordeste, Brasília foi a primeira capital que me acolheu. Acho que os brasilienses que pulam o Carnaval comigo desde a Banda Eva vão gostar de ver esse trabalho", completa.

Carnaval 2024

Quanto ao Carnaval 2024, a cantora já adiantou um spoiler. "Eu sou um processo de construção contínuo. Tô mostrando para vocês o processo [de construção] do ano passado, que sempre me serve para novos trabalhos. [...] Mas, eu pretendo falar dos sentimentos no próximo ano. Posso lhe antecipar o spoiler que eu vou falar sobre os nossos sentidos, porque eu acho que a grande questão da arte é nos colocar em contato com os nossos sentidos. E quando vamos à uma festa popular dessa magnitude, temos a percepção de um pouco do sentido de todo mundo. Pessoas de vários lugares que se encontram ali, no mesmo lugar". 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->