Brasil pulsante e musical

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 21:37
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

» Irlam Rocha Lima

O poeta Aldir Blanc é o homenageado da segunda edição do Toca — Festival da Canção, promovido pela Sarau Agência de Cultura, em parceria com o Grupo Prisma. Das 1.157 músicas inscritas por compositores de todas as regiões do país,13 foram selecionadas para a etapa final, entre elas Dos olhos verti lágrimas, samba-canção do brasiliense Beto Freire. As três primeiras escolhidas pela comissão julgadora, votação popular e pelos próprios concorrentes, serão contempladas com prêmio, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, gravação em vídeo, além de divulgação na internet.
“Tanto para os jurados como para a curadoria do Toca foi um privilégio ver o Brasil tão pulsante de criatividade pelos quatro cantos do país, mesmo com a crise tão intensa em que mergulhamos”, afirma o cantor e compositor Pedro Luís, um dos jurados. “Que o nosso festival seja uma casa de porta aberta para a música brasileira”, torce Andrea Alves, a idealizadora do evento.
Entre os finalistas, a maioria é formada por compositores pouco conhecidos, mas chegaram também a esta fase nomes consagrados da MPB, como Zélia Duncan, Thiago da Serrinha, Francis e Olívia Hime. Representante do Distrito Federal, Beto Freire é o autor da letra de Dos olhos verti lágrimas, que foi musicada pela cantora e compositora mineira Ceumar, a quem ainda não conhece pessoalmente. “Nosso contato tem sido pelas redes sociais. Escrevi a letra dentro de um ônibus”, conta. “Recebi com surpresa a escolha da minha música pelo júri, entre as mais de mil inscritas, e, agora, estou na expectativa de ser um dos três ganhadores do festival”, acrescenta.
Ex-estudante de percussão da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello — foi aluno de Júnior Viegas —, Beto diz que trabalha com música há nove anos. “Me apresentei no Clube do Choro, na área externo da Caixa Cultural e participei do processo de ocupação artística do Conic. Sou também pesquisador de ritmos e da cultura popular brasileiros, base do trabalho que desenvolvo”, ressalta.


Toca — Festival
da Canção

Etapa final com a participação de
13 concorrentes. Votação pelo site www.festivaltoca.com.br. A relação
das finalistas está no site do Correio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação