Música

"Abri meu coração para as pessoas", afirma Dilsinho sobre novo trabalho

Intitulado "Open house", Dilsinho assume o comando da própria carreira, mostra maturidade e convida o público para mergulhar na verdade dele

Adriana Izel
postado em 07/08/2020 09:24 / atualizado em 07/08/2020 10:52
 (crédito: Flaney Gonzallez/Divulgação)
(crédito: Flaney Gonzallez/Divulgação)

Dilson Scher Neto, o Dilsinho, está na estrada como cantor solo de pagode desde 2012. Mas a maior repercussão veio a partir de 2018 quando gravou o DVD Terra do nunca. O material mudou a carreira do artista e o colocou no patamar dos mais tocados do país. O sucesso do material garantiu títulos como o de quinto álbum mais ouvido de 2019 e de melhor cantor no Prêmio Multishow.

Após um trabalho bem-sucedido, Dilsinho precisava entregar num novo material algo tão grandioso. E foi isso que ele buscou em Open house, segundo DVD da carreira gravado no fim de 2019 em Recife e que será lançado de forma completa nesta sexta-feira (7/8), às 19h, no YouTube, como um presente aos fãs em meio à pandemia. Até então, os singles vinham sendo divulgados semanalmente às sextas-feiras nas plataformas digitais.

“Claro que não prevejo o futuro. Com a pandemia as pessoas acabaram ficando em casa. Então, vejo que os lançamentos serviram para ajudar um pouco na saúde mental das pessoas. Toda semana elas estavam lá esperando e me ouvindo. Fui entregando motivos para as pessoas terem boas energias”, comenta.

Apesar disso, a ideia veio antes da quarentena. Dilsinho disse que não queria perder nenhuma música do DVD. “Queria que as pessoas tivessem a mesma atenção para todas as músicas. Não queria lançar 10 músicas e apenas uma ficar para todo mundo ouvir. Queria dar oportunidade para todas as músicas serem ouvidas. O planejamento partiu dessa vontade”, lembra.

Conceito

Open house é o primeiro trabalho da carreira do artista em que ele participou de todos os processos, estando na produção e direção musical, além da direção artística. “A gente veio de um DVD muito vitorioso, que teve um sucesso muito grande e serviu para gente aprender muito, com várias coisas que deram certo e que não deram. As pessoas tinham uma expectativa muito grande de uma sequência de projeto. Então, quis estar mais presente. Até porque eu consegui essa maturidade para estar presente depois de passar anos aprendendo e ouvido as pessoas, os meus parceiros, a gravadora, o escritório. Nesse momento acredito que eu estava maduro o suficiente para assumir essa responsabilidade”, admite.

Até por isso, o álbum é definido pelo cantor como um mergulho na verdade dele. “Era uma responsabilidade grande. Sabia que tinha que trazer tudo isso do meu coração. Então, abri meu coração para as pessoas (nesse disco). A minha maior preocupação era mostrar a minha verdade. Continuar a ser coerente”, explica. O que justifica, inclusive, o título Open house. “Fiz uma alusão para uma casa. Abri minha casa para as pessoas me conhecerem, saberem do que eu gosto”, comenta. Assim também surgiu o título do EP que serviu de aquecimento para o DVD, Quarto e sala. “Ele traz uma sonoridade um diferente, é mais intimista, músicas mais românticas. O Open house é literalmente uma festa aberta”, completa.

Material reflete a maior participação de Dilsinho na direção e produção musical e artística
(foto: Rodolfo Magalhaes/Divulgação)

Para juntar esses repertórios, do EP e do pensado para o DVD, Dilsinho pensou na montagem de dois palcos interligados: uma para o momento mais romântico e outro para a parte mais agitada do show, tudo isso numa megaestrutura aos moldes dos trabalhos dos artistas sertanejos. Ao todo, o material tem 22 músicas, sendo oito inéditas, como a já hit Astronauta. O disco tem participações especiais de Henrique & Juliano (Sogra), Thiaguinho (Apaixonadin), Atitude 67 (Me deixa pra lá) e Marco (Visita).

Pandemia

Após um ótimo 2019, Dilsinho tinha uma agenda de shows lotadas para este ano, com apresentações toda semana. Como todo mundo, viu a vida mudar na pandemia. A primeira aposta foi nas lives. “Estamos nesse barco juntos. Tenho procurado estender a mão o máximo que posso para as pessoas que trabalham comigo. A gente vai aos poucos fazendo o que é permitido, o que é liberado. Estou conseguindo trabalhar de outras formas nas lives, em ações de marketing. O DVD já está sendo incrível para mim. Também aos poucos estamos testando novos formatos”, comenta.

Um desses novos formatos é o drive-in, que já está na agenda de Dilsinho. O pagodeiro está na programação do projeto Drive Show Brasília, que estreia no próximo dia 14 no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O artista se apresenta no dia 29 e já traz o show do Open house. “Esse é um dos primeiros shows que vamos fazer em drive-in. Algumas coisas vão dar certo, outras não. Vamos fazer na medida do possível. Espero que as pessoas possam sentir a emoção de estar num show ao vivo”, afirma.

Três perguntas // Dilsinho

Pretende fazer uma live para celebrar o lançamento?

Não queríamos fazer uma live. Queríamos que as pessoas estivessem ali no DVD comigo. Queríamos que elas vissem o DVD e sentissem a emoção, a anergia daquele dia. Por isso vamos lançar o material completo e não uma live.

Sentiu uma pressão quando pensou em gravar o Open house por conta do sucesso de Terra do nunca?

Olha, se a gente focar muito nessa responsabilidade pode ter uma decepção, com a nossa expectativa mesmo. Na verdade, pensei que nesse momento queria fazer um negócio que me identificasse. Quando você se identifica 100%, as pessoas também se identificam. Essa era minha preocupação maior, com a verdade desse projeto.

Você está na estrada desde 2012 e viveu um momento bacana no ano passado. O que acha que aprendeu nesses anos de trajetória?

A gente vai ganhando experiência mesmo. Porque acho que numa trajetória se tudo desse certo você não sairia dali com experiência. E particularmente não conheço uma que não tenha sido assim. Ao longo desse tempo até aqui, consegui ser testado pelo público. De onde eles me viam, e eu me via. De onde as pessoas me imaginavam, de onde eu me imaginava. Fui tendo esse equilíbrio, buscando fazer as coisas que eu gosto para tocar o coração das pessoas. Cada vez mais, busco tocar a minha verdade. Encaro tudo mesmo como um aprendizado.

Confira o setlist completo de Open house:

Abertura
Onze e pouquinho
Me belisca / Santo forte
Misturados
Meu coração é dela
Refém / 12 Horas
Deixa pra amanhã
Astronauta
Hora de voltar
Me deixa pra lá
Combinado não sai caro
Pouco a pouco / 50 vezes
Moletom
Sogra
Beijo de garrafa
3 Pulinhos
Visita
Quarto e sala
Pequenos detalhes
Restrito
Apaixonadin
Trovão / Controle remoto

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação