Morre a atriz Chica Xavier aos 88 anos

A atriz de 'Sinhá Moça' faleceu em consequência um câncer

Estado de Minas
postado em 08/08/2020 12:54 / atualizado em 08/08/2020 12:54
Com mais de 60 anos de carreira, Chica é uma referencia para artistas de todo o Brasil -  (crédito: Reprodução/Instagram Luana Xavier)
Com mais de 60 anos de carreira, Chica é uma referencia para artistas de todo o Brasil - (crédito: Reprodução/Instagram Luana Xavier)

A atriz Chica Xavier morreu, aos 88 anos, em decorrência de um câncer, neste sábado (8). Chica estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo neto, Ernesto Xavier.

Nascida em Salvador, Chica ganhou notoriedade na novela "Sinhá Moça" e na minissérie "Renascer". Além disso, a atriz trabalhou em outras obras para o teatro, cinema e TV, como "Duas Caras". Com mais de 60 anos de profissão, Chica é uma referencia para artistas de todo o Brasil.

Francisca Xavier Queiroz de Jesus tornou-se um símbolo de resistência negra no Brasil e representa as religiões africanas no país. Cerca de quatro décadas atrás, Chica fundou o terreiro da Irmandade do Cercado do Boiadeiro.

Para representar toda a trajetória, a escritora Teresa Monteiro lançou o livro “Chica Xavier – Mãe do Brasil”. A obra conta a história da atriz desde quando subiu ao palco do Teatro Municipal de Orfeu da Conceição como a Dama Negra, em em 1956.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação