Jornalista Napoleão Saboia morre aos 82 anos no Rio de Janeiro

Saboia iniciou a carreira no jornal O Imparcial e teve passagens pelo Estadão e o Jornal da Tarde

Agência Estado
postado em 08/08/2020 18:08 / atualizado em 08/08/2020 18:08
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Morreu neste sábado (8/7), em seu apartamento em Copacabana, no Rio, aos 82 anos, o jornalista Napoleão Saboia. Maranhense, tendo iniciado sua carreira no jornal O Imparcial, "Napô", como era conhecido entre amigos, foi por cerca de 20 anos correspondente em Paris do Estadão e do Jornal da Tarde, cobrindo predominantemente a área cultural. Conhecido e amigo do hoje senador José Sarney, ele foi da equipe da assessoria presidencial durante o seu governo, entre 1985 e 1990.


No final do ano passado, Napoleão esteve em São Paulo para lançar seu livro Senhor da Festa, onde conta histórias bem-humoradas de sua vida entre Maranhão, São Paulo e Paris - a literatura, em geral, era um de seus temas constantes. Até este final de tarde seus familiares no Rio ainda não haviam informado sobre velório e enterro.

Repercussão

Em nota, o ex-presidente José Sarney disse que recebeu com "grande comoção e tristeza" a notícia da morte do escritor e jornalista Napoleão Saboia. Os dois trabalharam juntos no jornal O Imparcial, onde Saboia iniciou a carreira. Quando assumiu a presidência da República, Sarney convidou o amigo para trabalhar no Palácio do Planalto, onde cuidou da área de imprensa internacional.


"Com ele tive uma convivência fraternal durante o resto da vida. Era um grande talento e grande intelectual. Ficou devendo uma coletânea de suas excelentes entrevistas com figuras do mundo intelectual e político europeu. Era respeitado e gozava de prestígio no Brasil, onde o meio jornalístico o tinha entre seus grandes nomes", acrescentou o ex-presidente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação