O distanciamento e o isolamento social são realidades que demandam soluções diferentes para hábitos normais do cotidiano. Uma das adaptações feitas está na transmissão de conhecimento por meio de cursos, capacitações e especializações. Elas precisaram assumir os ambientes virtuais para conseguir alcançar o público-alvo.
Considerando as oportunidades de utilizar o tempo em casa para alcançar novas habilidades e novos conhecimentos na área cultural, o Correio separou lives, workshops, cursos e bate-papos que estão disponíveis na área. Confira!
Fábricas de Cultura
As Fábricas de cultura Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha estão com uma programação extensa e gratuita nas redes sociais. Ao todo são seis opções que serão disponibilizadas durante todo o mês de Agosto.
Às quintas do mês são mediadas conversas com especialistas sobre o tema: Empreendedorismo cultural periférico em contexto de pandemia. As discussões têm como convidados nomes como o Filósofo Davi Albuquerque e a produtora e artista Driika Moraes. O bate-papo é conduzido na página do Facebook.
No Instagram, as Fábricas de cultura fazem o Festival Re(Orí)Entar - Novas formas de gestão e produção Cultural. O evento ainda tem duas datas com os temas Gestão cultural pós covid-19 e respectivamente nos dias 21 e 28 de Agosto. São palestras na plataforma IGTV do Instagram.
Para encerrar o mês, o documentarista João Wainer coordena o workshop A arte de contar grandes histórias em pequenos vídeos. O premiado fotógrafo, cineasta e videomaker apresenta conceitos de aprofundamento na área audiovisual e promete destravar e desenvolver a criatividade dos participantes.
Ocupação Horizontal do Complexo Cultural Planaltina
Todas as sextas desde o dia 14 de agosto o grupo Ocupação Horizontal do Complexo Cultural Planaltina oferece oficinas on-line. Os videos são disponibilizados sempre às 17h no canal do YouTube do grupo. Ao todo serão nove eventos, todos virtualmente. Os dois próximos serão Percussão do Oeste Africano, com Nãnan Matos, e projetos Culturais, com Thiago Fanis.
Como havia sido pensado como um curso presencial, a ocupação oferece certificados de forma gratuita, basta preencher um formulário em até a segunda-feira após a postagem da aula no YouTube.
3ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais
Com inscrições iniciadas no dia 6 de agosto, será realizada a terceira Rodada de Estudos Audiovisuais. Nela são disponibilizados cinco cursos, sendo quatro ainda disponíveis para matrícula gratuita.
Os cursos ainda disponíveis são A prática no documentário - o processo de filmagem da trilogia do corpo, com o documentarista carioca Emílio Domingos; Narrativas de si no cinema - o olhar prismático da memória, com a pesquisadora Carla Milani Damião; A imagem em regime adversativo, com o cineasta pernambucano Marcelo Pedroso; e As linguagens do documentário, com a realizadora Beth Formaggini. Todos os cursos são ministrados entre agosto e o meio de setembro e podem ser encontrados no site do evento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.