Vários integrantes da classe artística se mobilizaram na noite desta segunda-feira (24/8), no Instagram, contra o projeto que proíbe nudez e símbolos religiosos em exposições artísticas em espaços públicos do Distrito Federal. A votação, em segundo turno, da proposta ocorre nesta terça-feira (25/8) na Câmara Legislativa.
Nas publicações feitas por artistas como Alessandra Negrini, Mônica Salmaso, Erika Verzutti, Ná Ozzetti, entre outros, em seu próprios perfis, o texto destaca o recurso apresentado pelo deputado distrital Fábio Félix (PSol) alegando a inconstitucionalidade do projeto, que foi aprovado em primeiro turno na última terça-feira (18/8).
O deputado ainda protocolou um substitutivo que sugere a utilização de mecanismos para reforçar a classificação indicativa, já prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, em vez de censurar as manifestações culturais.
As postagens contêm ainda fotos e vídeos citando o artigo 220 da Constituição Federal, no qual é estabelecido que "é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. Confira as manifestações:
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.