Dieta

Quatro dietas mais eficazes para emagrecimento rápido

A dieta só tem efeito mais considerável quando outras práticas à alimentação são associadas

O Imparcial
postado em 30/08/2020 18:16 / atualizado em 30/08/2020 19:42
 (crédito: 
 Zuleika de Souza/CB/D.A Press
)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press )

Para iniciar esta conversa é bom esclarecer: dietas milagrosas não existem! Para muitas pessoas, às vezes os resultados demoram para aparecer e elas logo acham que a dieta não está fazendo efeito, mas as coisas não funcionam bem assim. Por isso é preciso ter paciência.

A dieta só tem efeito mais considerável quando outras práticas à alimentação são associadas, como a prática de atividades físicas e aumento do metabolismo, por exemplo.

As dietas que realmente funcionam são progressivas, até porque o segredo das dietas está na maneira de comer. Por isso, esqueça a ideia de passar fome hein!

Selecionamos 5 dietas eficazes para emagrecimento rápido, que vão te ajudar a reduzir os quilinhos a mais, mas mantendo a saúde de forma equilibrada e sem sofrimentos. Ah! E é sempre importante ter orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e elaborado um plano nutricional adequado.


Dieta Low Carb

A dieta low carb visa a diminuição do consumo de carboidratos. Esse método defende que seja priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, alimentos cuja glicose (açúcar) seja absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo.

Caso haja excesso de glicose, ela será estocada em forma de gordura e se for utilizada antes da próxima refeição não há ganho de peso. Para que o organismo consiga queimar a gordura é preciso liberar um hormônio chamado glucagon que irá retirar essa energia estocada.

Como a dieta prioriza a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico, haverá uma alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon.


Cardápio
Café da manhã: 1 copo (200 ml) de leite vegetal batido com 1 ameixa seca e 1 col. (sopa) de chia.

Lanche da manhã: 1 fatia de pão integral com homus

Almoço: Salada (folhas, cenoura, pepino, tomate e semente de gergelim), 4 col. (sopa) de quinoa cozida + 3 col. (sopa) de lentilha, 1 pires de brócolis com azeite e alho, 1 porção média de cação cozido com molho de tomate e cúrcuma.

Lanche da tarde: 1 banana aquecida no micro-ondas com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó e chia.

Jantar: 2 ovos batidos, 3 col. (chá) de farelo de aveia, atum, abobrinha ralada, sal, pimenta, cúrcuma, azeitona. 1 pires de legumes (pimentão, cenoura, berinjela, tomate) assados e temperados com azeite extravirgem e orégano.

Ceia: 1 laranja com bagaço.


Dieta Dukan 

A dieta Dukan foi desenvolvida por um médico francês Dr. Pierre Dukan, que colocou em seu livro “Não consigo emagrecer” todas as dicas para conseguir realizar essa dieta e emagrecer de forma rápida.

Esse método é dividido em 4 fases, que vai permitir emagrecer cerca de 5 kg logo na primeira semana. Uma mudança dos hábitos alimentares que vai ajudar você a conquistar o corpo que sempre desejou.

Neste método a pessoa possui no máximo uma variedade de 100 alimentos que podem ser consumidos nas fases de emagrecimento.


1ª fase da dieta Dukan – fase de ataque

Na 1ª fase só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces.

Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo e presunto ou 1 ovo com 2 fatias de queijo. Pode-se adicionar café ao leite, mas não açúcar.
Lanche manhã: 1 iogurte natural desnatado ou 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.

Almoço/Jantar: 250g de carne vermelha ao molho 4 queijos, feito com leite desnatado ou 3 filés de frango grelhado com cobertura de queijo e presunto ou camarão ao molho de queijo.

Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado ou 1 copo de leite desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 1 ovo cozido ou 2 fatias de tofu + 3 fatias de presunto ou 1 hambúrguer de soja + 1 fatia de queijo cottage.

2ª fase da dieta Dukan – fase de cruzeiro
Na 2ª fase se introduz na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos.

Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo assado com tomate ou panqueca de ovo e tomate.

Lanche da manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.

Almoço/Jantar: 250g de carne ao molho de tomate com salada de pepino, alface e berinjela ou 2 postas de salmão ao molho de cogumelos + salada de tomate, abobrinha e acelga.

Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 2 fatias de queijo ou 1 ovo cozido

3ª fase da dieta Dukan – fase de consolidação 
Além das carnes, dos legumes e das verduras, também se pode comer 2 porções de frutas, 2 fatias de pão de forma integral e 40 g de qualquer tipo queijo.

Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 1 fatia de pão integral com queijo, tomate e alface.

Lanche da manhã: 1 maçã + 1 fatia de queijo e de presunto.

Almoço/Jantar: 130 g de peito de frango ao molho de tomate + arroz integral + salada de legumes crus ou 1 lata de atum com macarrão integral ao molho pesto + salada de legumes crus + 1 laranja.

Lanche da tarde: 1 iogurte natural desnatado + 1 colher de sopa de Goji + 1 fatia de pão integral com queijo.

4ª fase da dieta Dukan – fase de estabilização
Nesta fase, as recomendações são: fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase, fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e usar as escadas, e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de pão integral com queijo minas light.

Lanche da manhã: 1 pêra + 4 bolachas de água e sal ou 3 castanhas + 1 fatia de melancia.

Almoço/Jantar: 120 g de carne + 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada crua + 1 laranja
Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 4 torradas integrais com ricota.

 

Dieta líquida

A dieta líquida como o próprio nome diz, se baseio somente na ingestão de líquidos como água, chás, sucos sem açúcar, sopas e vitaminas. No entanto, este tipo de dieta deve ser mantida por no máximo 5 dias, para que não haja carências nutricionais e o metabolismo não se torne mais lento, já que isso pode ocasionar o aumento do acúmulo de gorduras.

A ingestão de líquidos principalmente ricos em vitaminas e minerais ajuda a desinchar o corpo, desintoxicar e melhorar o funcionamento do intestino, o que auxilia na perda de peso.


Cardápio
Café da manhã: Suco detox com maracujá

Modo de preparo:
Bata no liquidificador 1/2 maracujá; 1/2 manga madura sem casca, 200 ml de água de coco e 1 colher de chá de semente de chia.

Após, beba sem coar.

Almoço: Sopa de Repolho

Ingredientes
50 gramas de repolho verde picado
2 folhas de couve manteiga em tiras finas
1⁄2 xícara de chá de salsinha picada
1 colher de sopa de gengibre ralado
100 gramas de brócolis ninja em buquês
1 colher de sopa de óleo de coco
2 talos de salsão
100 gramas de couve-flor
1 chuchu em cubinhos
2 dentes de alho
1 cebola pequena ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Água fervente

Modo de Preparo: Em uma panela, refogue o alho, cebola, gengibre e o salsão no óleo de coco; logo após acrescente o repolho, a salsinha, o couve, o brócolis, o couve-flor e o chuchu, cubra com água fervente e cozinhe até ficar al dente.

Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador e coloque novamente na panela. Agora, acrescente o sal e a pimenta do reino, leve ao fogo para esquentar e depois sirva.

Lanches: Você pode fazer um copo de suco detox ou vitamina feita com leite desnatado e apenas uma fruta leve.

Jantar: sopa – pode ser a mesma do almoço.


Dieta do ovo

A dieta do ovo é baseada em consumir de 2 a 4 ovos por dia, em 2 ou mais refeições. O alimento aumenta a quantidade de proteína na dieta e gera sensação de saciedade, evitando que a pessoa sinta fome tão facilmente.

Essa dieta deve durar no máximo 2 semanas e deve incluir-se 2 ovos no pequeno almoço e caso a sua dieta leve outros 2 ovos, esses podem ser divididos ao longo do dia.

Além de aumentar o consumo de ovos, a dieta também inclui um maior consumo de alimentos frescos e leves, como saladas, frutas, frango, peixes e gorduras boas.


Cardápio
Café da Manhã: Café sem açúcar + 2 ovos cozidos + 5 castanhas de caju

Lanche da manhã: 1 maçã

Almoço/Jantar: 1 filé de frango com molho de tomate, 2 ovos, azeite e arroz de couve-flor com legumes

Lanche da Tarde: 1 iogurte natural com chia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação