Cidade

Inspirado em Wakanda, Akon City, projeto de Akon, tem início em Senegal

Projeto conta com apoio do governo do país em que será construída a cidade. Nesta quarta-feira, uma pedra foi colocada no local representando o início da construção

Correio Braziliense
postado em 02/09/2020 15:52 / atualizado em 02/09/2020 15:52
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

O cantor Akon, que ascendência senegalesa, planeja a construção de uma cidade futurista próxima de Dakar, capital do país africano, desde 2018, com inspiração em Wakanda, do filme Pantera Negra. Desde quarta-feira (26/8), o artista tem postado no Instagram fotos do design da Akon City e de reuniões com o governo, incluindo o presidente de Senegal, Macky Sall. O projeto terá 800 hectares e a primeira fase das obras começa em 2021.

Depois de anunciar a arrecadação de R$ 31 bilhões, o rapper informou no Instagram, nesta quarta-feira (2/9), que a primeira pedra, representando o início da construção, foi colocada em Mbodiène, vila que fica perto da capital do país. A fase um do projeto tem previsão para acabar em 2023, com 55 hectares construídos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

The first stone has been dropped for #AKONCITY. May God bless me the opportunity to witness the last one. ???????? ( AKONCITY.COM )

Uma publicação compartilhada por AKON (@akon) em

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

The first stone has been dropped for #AKONCITY. May God bless me the opportunity to witness the last one. ???????? ( AKONCITY.COM )

Uma publicação compartilhada por AKON (@akon) em

">


Objetivos


Com a ideia de atingir um desenvolvimento futurista e comunitário, com maior independência internacional, um dos desejos centrais de Akon é acolher afro-americanos que queiram deixar o país devido ao racismo. A cidade será um ponto de suporte tanto para os senegaleses, como também para mundo afora.

Akon city
Akon city (foto: Instagram/Reprodução)

Akon City será dividido em distritos para que se alcancem os objetivos planejados. Entre eles estão o de entretenimento, voltado para construção de estádios, shoppings, cassinos, resorts, spas, o de residência; outro designado para os negócios e moradores, distrito para a cultura africana; outro para filmagens, tecnologia, educação e saúde. Tudo isso se junta ao fato de que o rapper deseja que a cidade seja ecologicamente sustentável, utilizando muito da energia solar.

Além disso, Akon também tem como plano a criação da própria criptomoeda da cidade futurista, que se chamaria Akoin, que poderia ser utilizada via smartphone. Existe, entretanto, a condição de que grande parte da população não tenha acesso ainda a tecnologia necessária para esse sistema.

Com o planejamento sendo dividido em fases, a Akon City tem inspiração em Wakanda, cidade do filme Pantera Negra, na Marvel, no que diz respeito a visibilidade no continente africano, design futurista, economia a nível global e preocupação comunitária com o povo residente de Senegal. As obras são previstas para finalizarem em 2030.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação