Projeto

'Tubo de Ensaios' integra programação de Semana Universitária da UnB

Projeto busca resgatar memórias institucionais de apresentações realizadas anualmente desde 1999

Correio Braziliense
postado em 23/09/2020 16:00
 (crédito: Amanda Lima DEAC/DAC/UnB/ Divulgação)
(crédito: Amanda Lima DEAC/DAC/UnB/ Divulgação)

A 20ª Semana Universitária da UnB recebe o projeto Tubo de Ensaios, com a temática Transcendental, realizada de forma on-line pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, junto a Diretoria da Diversidade, do Decanato de Assuntos Comunitários. Com encontro de ex-participantes, depoimentos e ações artísticas, a edição ocorre em 23 a 25 de setembro, das 17h às 19h30, pelo canal do YouTube da Extensão UnB.

O projeto Tubo de Ensaios consiste em performances artísticas simultâneas, que são realizadas anualmente desde 1999. Em 2020, entretanto, devido a pandemia da covid-19, que impede atividades presenciais, o intuito é resgatar a memória institucional das apresentações para fortalecer a rede de participantes, por meio do virtual. Dessa forma, um encontro físico deve ser organizado quando for seguro para todos os públicos.

O projeto tem ainda o objetivo de levantar discussões sobre a função social da arte a fim de ultrapassar o isolamento social, o que incentivou a temática escolhida de Transcendental. Também no sentido de que apresentações de outros anos serão reinterpretadas em modelo on-line, excedendo perspectivas de técnicas, espaço e tempo.

Tubo de Ensaios, durante todos os anos de existência, tem colaborado com o fortalecimento das áreas de artes cênicas, que propõe uma linguagem mais prática e transdisciplinar. Por ser, normalmente, apresentado nos espaços da Universidade de Brasília, o projeto alcança possibilita que pessoas de diferentes cursos tenham contato com formas de expressão.

Serviço
Tubo de Ensaios Transcendental
Canal oficial do YouTube de Extensão UnB. Em 23 a 25 de setembro, das 17h às 19h30. Modelo on-line de apresentações do projeto. Gratuito para o público.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação