Após o anúncio da execução do Programa Artemis, em que a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) pretende enviar a primeira mulher à lua até 2024, o humorista e apresentador Danilo Gentili fez uma "piada" nas redes sociais em que comparou a missão com uma "promoção" da grife de luxo italiana Gucci. Internautas que seguem o artista repudiaram o comentário considerado "machista" e "sexista" (veja mais abaixo).
No Twitter, na noite desta quarta-feira (23/9), o artista publicou a captura de tela de uma reportagem com o seguinte título: "Como são os planos da Nasa para levar a primeira mulher à lua até 2024".
Acompanhado da imagem, ele comentou. "O plano: Enviar para o espaço sondas com estoques da Gucci, despejar na Lua e anunciar 'promoção'. O resto acontece sozinho", disse.
O plano: Enviar para o espaço sondas com estoques da Gucci, despejar na Lua e anunciar “promoção”.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) September 23, 2020
O resto acontece sozinho. pic.twitter.com/5sTLLOw7cX
Repercussão negativa
Logo após a postagem, vários internautas que seguem o humorista repudiaram a “piada” publicada, por ser considerada sexista – preconceito ou discriminação baseado no gênero de uma pessoa, no caso, as mulheres – e machista. Outros tantos também acrescentaram que a piada é “ruim”, além de ser marcada por estereótipos.
Ao tentar se defender, Gentili rebate alguns tweets: “Porra, Fiscal de piada em 2020? E fracassado ainda”. Num outro, ele diz que o “chilique” das pessoas com a “zueira” incentiva ele a continuar.
Porra
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) September 23, 2020
Fiscal de piada em 2020?
E fracassado ainda
2020 e vc ainda chilica com zuera
Chilica mais que isso me incentiva— Danilo Gentili (@DaniloGentili) September 23, 2020
Dá uma lidinha nesse livro aqui, ou se tiver preguiça, assiste o filme. E depois me conta, quem levou quem a algum lugar. Piada bem ruim eim. pic.twitter.com/pcugv9v9c6
— DeBoas (@debonaluana) September 23, 2020
Nessa vc foi engraçado, marquei uma risada para as 20:15
— Leo (@LeoViapiana) September 23, 2020
Sem militar, adoro seu trampo danilão, mas acho que achamos o limite do humor: Não teve graça e parece piada de 20 anos atrás O humor evoluiu muito mais que isso hj em dia, mas disso você já sabe @DaniloGentili
— Pablo Santos Da Gama (@pablogamadsgn) September 23, 2020
“Piadas” sobre estupro e lactantes
Não é a primeira vez que o apresentador se envolve em polêmicas consideradas de cunho machista, sendo até condenado, em 2019, à prisão em regime semiaberto por seis meses e 28 dias por injúria à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
No vídeo de 2016, que resultou na condenação, Gentili rasga e enfia dentro das calças um documento enviado pela parlamentar em relação a comentários contra ela no Twitter do comediante.
Além de rasgar o papel, à época, o apresentador pediu para que Rosário recebesse de volta o documento e que "abra a bunda" e coloque "tudo dentro".
Em um show, o comediante chegou até a dizer que não concordava com muitas coisas que o presidente Jair Bolsonaro diz, como, por exemplo, que a "Maria do Rosário não merece ser estuprada". "Não concordo com isso, ela merece. Merece!", completa.
Em 2016, a Justiça também condenou Gentili após ofender Michele Rafael Maximino, conhecida por ter doado mais 400 litros de leite de materno. Em 2013, durante o programa "Agora É Tarde", exibido pela Band, ele chamou a pernambucana de "vaca" e a comparou com o ator pornográfico Kid Bengala.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.