DELETA E VOLTA ATRÁS

Além de Zé Neto, Instagram coleciona polêmicas com censura a corpos e minorias

Mais que "volumes" sugestivos, rede social já tirou do ar fotos de maternidade, demonstrações de carinho homoafetivo e imagens com "muita pele", com base em sua política de comunidade

Correio Braziliense
postado em 27/09/2020 14:09 / atualizado em 27/09/2020 15:04
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

Nesta semana, a foto do cantor sertanejo Zé Neto chamou a atenção da internet. A imagem do homem na praia rendeu muitas piadas e brincadeiras por parte do artista, além de censura no Instagram, após ele ter surgido com "volume" na sunga. Pouco tempo depois, a rede social voltou atrás e recolocou a postagem no ar, como o fez inúmeras vezes antes, já que o artista não foi o único a ter problemas com a rede social.

Em maio, a apresentadora Titi Müller teve uma foto removida, com a justificativa de que o conteúdo não cumpria com as diretrizes da comunidade. Na publicação, ela aparecia nua, mostrando a barriga de sua primeira gravidez. Ela desabafou na data, após o ocorrido. “Poderiam se preocupar mais com perfis que espalham ódio e fake news e deixar nossos corpos em paz”, escreveu ela.

Em agosto, o servidor federal Rafael Lugão e o namorado, o advogado Allan Caetano, também tiveram o clique censurado pela plataforma, onde apareciam se beijando. Posteriomente, a rede social esclareceu que foi um erro e pediu desculpas, além restaurar a publicação. Em nota, o Instagram afimou "que é uma comunidade global e diversa” e que busca “proporcionar um ambiente onde todos possam expressar suas identidades de forma livre e autêntica."

Conteúdo delicado

Já em fevereiro, a eterna Rainha dos Baixinhos, Xuxa, postou uma foto de topless onde surgiu deitada de barriga para baixo sem a peça de cima do biquíni. O Instagram colocou um alerta de "conteúdo delicado" na imagem.

Repercussão

A foto do cantor Zé Neto levantou uma discussão na internet sobre o tratamento diferenciado que os corpos masculinos e femininos recebem.

A cantora Gaby Amarantos publicou uma reflexão sobre o assunto, apontando o machismo na sociedade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação