Obituário

Emílio di Biasi morre, aos 81 anos; Ele convivia com Alzheimer, há anos

Premiado no teatro, no qual despontou nos anos de 1960, e respeitado na direção de novelas com diferenciado tratamento artístico, Emílio morreu neste domingo (27/09)

Ricardo Daehn
postado em 27/09/2020 21:57 / atualizado em 28/09/2020 13:02
 (crédito: Embrafilme/ Divulgação)
(crédito: Embrafilme/ Divulgação)

Emílio di Biasi morreu neste domingo (27/09), tendo currículo de quase 60 anos recheado por momentos de teor crítico e caráter qualitativo. Pouco antes de integrado ao contestador Grupo Decisão, com o qual encenou inoportuno (de Harold Pinter), Biasi estreou no Teatro Oficina, em texto assinado por Augusto Boal. Foram regulares nos palcos as montagens conduzidas pelo diretor Antônio Abujamra (entre as quais Electra). Passeio no bosque, de 1999, foi um dos marcos na carreira do paulistano, que venceu o prêmio Shell de melhor ator com a peça. Ainda no campo da atuação, em cinema, ele foi um dos maiores colaboradores de Carlos Reichenbach que o escalou para os longas Anjos do arrabalde, Alma corsária e Filme demência.

Na sétima arte, a despedida se deu em 2018, com o lançamento do filme português Primavera, em que Emílio di Biasi esteve ao lado de Ruth de Souza. Para além do teatro, em que o artista se destacou em parcerias com o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, além de ter encenado o balé O grande circo místico (em 1980, a partir de obra de Naum Alves de Souza) e Eles não usam black tie (1975), Emílio di Biasi sacramentou, como diretor, o status otimizado de obras televisivas de Benedito Ruy Barbosa, entre as quais
Renascer (1993) e O rei do gado (1996). As minisséries também demarcaram o talento do artista, no caso de Os Maias (2001) e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007). Em diferentes funções de consultor, o ator e diretor ainda elevou a qualidade de obras televisivas como Vida nova (1988) e Os imigrantes (1980).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação